O jornal na escola: a construção da identidade do aluno

Autores

  • Letícia Priscila Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2857

Resumo

Este artigo apresenta um relato e uma observação sobre o GasparZine, um fanzine desenvolvido dentro de um colégio particular a fim de divulgar as ações desenvolvidas dentro da instituição, incentivar os alunos à leitura e escrita e ainda estimular a identificação dos alunos com o ambiente escolar. Os objetivos deste trabalho são observar a presença da voz do leitor nos textos da página central do fanzine para que haja uma percepção de como o espaço possibilita o encorajamento do adolescente em uma participação efetiva dentro do ambiente escolar. Propõe-se ainda, discutir a importância do desenvolvimento de um jornal dentro da escola como forma de incentivo a leitura e a escrita não apenas de textos de caráter jornalístico, mas também todo e qualquer tipo de texto que possa fazer parte da vida desse sujeito. Há também a preocupação em observar a construção do imaginário a partir das narrativas pessoais dos alunos publicadas no GasparZine, visto neste momento como forma de socialização e reafirmação social. O desenvolvimento do trabalho se deu inicialmente, através de um relato das atividades realizadas o que inclui a breve descrição das subdivisões existentes no fanzine, exposição da temática de cada uma das edições, formato de reprodução e revisão bibliográfica sobre o assunto. A abordagem principal é sob a visão da educomunicação, conceito que tem se mostrado cada vez mais recorrente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Pacheco, L. P. (2012). O jornal na escola: a construção da identidade do aluno. Signo, 37(62), 430-444. https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2857

Edição

Seção

Narrativas literárias e comunicaionais