O jornal na escola: a construção da identidade do aluno
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2857Resumen
Este artigo apresenta um relato e uma observação sobre o GasparZine, um fanzine desenvolvido dentro de um colégio particular a fim de divulgar as ações desenvolvidas dentro da instituição, incentivar os alunos à leitura e escrita e ainda estimular a identificação dos alunos com o ambiente escolar. Os objetivos deste trabalho são observar a presença da voz do leitor nos textos da página central do fanzine para que haja uma percepção de como o espaço possibilita o encorajamento do adolescente em uma participação efetiva dentro do ambiente escolar. Propõe-se ainda, discutir a importância do desenvolvimento de um jornal dentro da escola como forma de incentivo a leitura e a escrita não apenas de textos de caráter jornalístico, mas também todo e qualquer tipo de texto que possa fazer parte da vida desse sujeito. Há também a preocupação em observar a construção do imaginário a partir das narrativas pessoais dos alunos publicadas no GasparZine, visto neste momento como forma de socialização e reafirmação social. O desenvolvimento do trabalho se deu inicialmente, através de um relato das atividades realizadas o que inclui a breve descrição das subdivisões existentes no fanzine, exposição da temática de cada uma das edições, formato de reprodução e revisão bibliográfica sobre o assunto. A abordagem principal é sob a visão da educomunicação, conceito que tem se mostrado cada vez mais recorrente.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.