A escrita da frase na alfabetização: o papel da consciência sintática

Autores

  • Ana Paula Rigatti Scherer Faculdade Nossa Senhora de Fátima (Caxias-RS)
  • Vera Wannmacher Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4164

Resumo

O presente artigo trata da importância da consciência sintática na escrita de frases durante a alfabetização. Foram investigados alunos do 1º ano de três escolas diferentes: Grupo A, alunos inseridos no METRAMAR (TREVISAN, 2007); Grupo B, alunos que participaram do PECOS e Grupo C, alunos que não participaram do método ou programa. Foram realizados pré e pós-teste de consciência sintática e escrita de frases. Os resultados revelaram que os Grupos A e B apresentaram melhor pontuação na consciência sintática, porém a escrita do Grupo A apresentou melhor desempenho. Concluiu-se que é necessário o ensino sistemático de leitura e escrita de frases na alfabetização.

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Biografia do Autor

Ana Paula Rigatti Scherer, Faculdade Nossa Senhora de Fátima (Caxias-RS)

Fonoaudióloga, doutora em Letras, atua na área clínica e escolar da SME-Guaíba e é professora do curso de Fonoaudiologia da faculdade Nossa Senhora de Fátima (Caxias-RS)

Vera Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

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Publicado

2013-03-18

Como Citar

Scherer, A. P. R., & Pereira, V. W. (2013). A escrita da frase na alfabetização: o papel da consciência sintática. Signo, 38, 44-60. https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4164

Edição

Seção

Especial - A leitura sob um viés social e cognitivo