Contexto, Conhecimento Enciclopédico e a Construção de Inferências Metonímicas e Metafóricas
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.6915Palavras-chave:
Contexto. Frame. Inferência. Metáfora. Metonímia.Resumo
Resumo: Este artigo faz parte do projeto de pesquisa que tem por objetivo central investigar empiricamente o que a metáfora realmente significa para leitores reais. A investigação tem sido realizada com metodologia interpretativista, tendo como método principal o Pensar Alto em Grupo, que é uma prática dialógica vivenciada por vários grupos de leitores, constituindo, assim, um estudo de caso coletivo. Nos dois estudos de caso realizados, ocorreu uma complexa interação de inferências metonímicas e metafóricas na construção das leituras. Desse achado emergiram novas questões de pesquisa, que serão focalizadas neste trabalho: “Qual o papel dos contextos evocados e dos conhecimentos ativados pelos leitores na construção das inferências metonímicas e metafóricas?”; e “Qual o papel da metonímia conceptual na construção dos sentidos?” Para responder a essas questões, foram analisados e discutidos os dados de um grupo do segundo estudo de caso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.