Contexto, Conhecimento Enciclopédico e a Construção de Inferências Metonímicas e Metafóricas

Autores/as

  • Mara Sophia Zanotto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Dieli Vesaro Palma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.6915

Palabras clave:

Contexto. Frame. Inferência. Metáfora. Metonímia.

Resumen

Resumo: Este artigo faz parte do projeto de pesquisa que tem por objetivo central investigar empiricamente o que a metáfora realmente significa para leitores reais. A investigação tem sido realizada com metodologia interpretativista, tendo como método principal o Pensar Alto em Grupo, que é uma prática dialógica vivenciada por vários grupos de leitores, constituindo, assim, um estudo de caso coletivo. Nos dois estudos de caso realizados, ocorreu uma complexa interação de inferências metonímicas e metafóricas na construção das leituras. Desse achado emergiram novas questões de pesquisa, que serão focalizadas neste trabalho: “Qual o papel dos contextos evocados e dos conhecimentos ativados pelos leitores na construção das inferências metonímicas e metafóricas?”; e “Qual o papel da metonímia conceptual na construção dos sentidos?” Para responder a essas questões, foram analisados e discutidos os dados de um grupo do segundo estudo de caso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mara Sophia Zanotto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1964) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atua nas seguintes áreas de estudos: metáfora, letramento, metodologia de pesquisa e pragmática. Seus interesses principais de pesquisa são a leitura e interpretação de linguagem figurada e formação de professor como agente de letramento. Organizou em parceria com Lynne Cameron (Open Univ., UK) e Marilda C. Cavalcanti (UNICAMP) o livro ‘Confronting Metaphor in Use: An Applied Linguistic Approach’, que saiu pela John Benjamins, em 2008.

Dieli Vesaro Palma, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Estágio Pós-Doutoral em Língua Portuguesa, na Universidade do Porto. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP.

##submission.downloads##

Publicado

2016-03-14

Cómo citar

Zanotto, M. S., & Palma, D. V. (2016). Contexto, Conhecimento Enciclopédico e a Construção de Inferências Metonímicas e Metafóricas. Signo, 41(70), 141-154. https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.6915

Número

Sección

vol. 41, nº 70 – Metáfora e metonímia: múltiplos olhares