Contexto, Conhecimento Enciclopédico e a Construção de Inferências Metonímicas e Metafóricas

Autores

  • Mara Sophia Zanotto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Dieli Vesaro Palma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.6915

Palavras-chave:

Contexto. Frame. Inferência. Metáfora. Metonímia.

Resumo

Resumo: Este artigo faz parte do projeto de pesquisa que tem por objetivo central investigar empiricamente o que a metáfora realmente significa para leitores reais. A investigação tem sido realizada com metodologia interpretativista, tendo como método principal o Pensar Alto em Grupo, que é uma prática dialógica vivenciada por vários grupos de leitores, constituindo, assim, um estudo de caso coletivo. Nos dois estudos de caso realizados, ocorreu uma complexa interação de inferências metonímicas e metafóricas na construção das leituras. Desse achado emergiram novas questões de pesquisa, que serão focalizadas neste trabalho: “Qual o papel dos contextos evocados e dos conhecimentos ativados pelos leitores na construção das inferências metonímicas e metafóricas?”; e “Qual o papel da metonímia conceptual na construção dos sentidos?” Para responder a essas questões, foram analisados e discutidos os dados de um grupo do segundo estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Sophia Zanotto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1964) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atua nas seguintes áreas de estudos: metáfora, letramento, metodologia de pesquisa e pragmática. Seus interesses principais de pesquisa são a leitura e interpretação de linguagem figurada e formação de professor como agente de letramento. Organizou em parceria com Lynne Cameron (Open Univ., UK) e Marilda C. Cavalcanti (UNICAMP) o livro ‘Confronting Metaphor in Use: An Applied Linguistic Approach’, que saiu pela John Benjamins, em 2008.

Dieli Vesaro Palma, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Estágio Pós-Doutoral em Língua Portuguesa, na Universidade do Porto. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2016-03-14

Como Citar

Zanotto, M. S., & Palma, D. V. (2016). Contexto, Conhecimento Enciclopédico e a Construção de Inferências Metonímicas e Metafóricas. Signo, 41(70), 141-154. https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.6915

Edição

Seção

vol. 41, nº 70 – Metáfora e metonímia: múltiplos olhares