Problematizando a escrita de sujeitos surdos na L2 - Língua Portuguesa

Autores

  • Suzana Bertó
  • Rosângela Gabriel

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.86

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais, Educação de Surdos, Bilingüismo, Descontinuidade sinais - escrita

Resumo

O trabalho de pesquisa desenvolvido pretende apresentar um relato dos fundamentos e objetivos dos programas educacionais de surdos: oralismo, comunicação total e bilingüismo. É consenso dos três programas a importância da escrita. O problema que se observa é a descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética do surdo. A discussão centra-se na aquisição da linguagem, na língua de sinais como língua materna (L1), e na leitura e escrita da segunda língua (L2), no Brasil, a língua portuguesa. O presente trabalho está divido em temas. O primeiro deles refere-se aos três programas educacionais observados na história da educação de surdos (oralismo, comunicação total e bilingüismo). O segundo tema refere-se à descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética do surdo, problema discutido por Capovilla e Capovilla (2004). O bilingüismo é o programa educacional defendido por pesquisadores como Quadros (1997) e Skliar (1998). Este programa atende às expectativas da comunidade surda, mas está sendo questionado por não dar conta de problemas tais como a escrita alfabética do sujeito surdo. Para demonstrar a descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética, são apresentados textos escritos produzidos por surdos.

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Publicado

2007-07-03

Como Citar

Bertó, S., & Gabriel, R. (2007). Problematizando a escrita de sujeitos surdos na L2 - Língua Portuguesa. Signo, 32(53), 189-204. https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.86

Edição

Seção

Artigos