Problematizando a escrita de sujeitos surdos na L2 - Língua Portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.86Mots-clés :
Língua Brasileira de Sinais, Educação de Surdos, Bilingüismo, Descontinuidade sinais - escritaRésumé
O trabalho de pesquisa desenvolvido pretende apresentar um relato dos fundamentos e objetivos dos programas educacionais de surdos: oralismo, comunicação total e bilingüismo. É consenso dos três programas a importância da escrita. O problema que se observa é a descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética do surdo. A discussão centra-se na aquisição da linguagem, na língua de sinais como língua materna (L1), e na leitura e escrita da segunda língua (L2), no Brasil, a língua portuguesa. O presente trabalho está divido em temas. O primeiro deles refere-se aos três programas educacionais observados na história da educação de surdos (oralismo, comunicação total e bilingüismo). O segundo tema refere-se à descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética do surdo, problema discutido por Capovilla e Capovilla (2004). O bilingüismo é o programa educacional defendido por pesquisadores como Quadros (1997) e Skliar (1998). Este programa atende às expectativas da comunidade surda, mas está sendo questionado por não dar conta de problemas tais como a escrita alfabética do sujeito surdo. Para demonstrar a descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética, são apresentados textos escritos produzidos por surdos.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.