Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15672

Palavras-chave:

aprendizagem da leitura, dificuldades de leitura, transtornos de aprendizagem, pandemia

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir desafios impostos pelo distanciamento social em tempos de pandemia do COVID-19 no desenvolvimento inicial da leitura em crianças. Mais especificamente, discutiremos os processos envolvidos na aprendizagem da leitura, as dificuldades e os transtornos mais comuns relacionados a esse processo, relacionando-os aos desafios a serem enfrentados num contexto de ensino não-presencial. Discutiremos o cenário que se apresenta e como ele impacta nas questões relacionadas ao período inicial de ensino e aprendizagem da leitura. Em tempos de pandemia e distanciamento social, é necessária uma ação conjunta, contínua e eficiente entre professores, pais e governos, visto que a orientação da criança para a construção da consciência da relação grafema-fonema, a estimulação para práticas de leitura e a criação de um espaço privilegiado para a leitura são condições essenciais para o seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Priscila Pacheco, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora de língua inglesa no IFSul, Campus Venâncio Aires, Doutoranda em Letras (linguística) na PUCRS.

Lilian Cristine Hübner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Habilitação Português-Inglês - Univates (1993), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) (Aquisição da Linguagem) (bolsa CAPES) e doutorado em Letras (Inglês e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Concluiu o Doutorado Sanduíche (bolsa CAPES) em 2006 na Universidade de Montreal, mais especificamente no CRIUGM (Centre de Recherche institute universitaire de gériatrie de Montreal). Em 2009-2010 desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na mesma universidade (bolsa CAPES). Em 2017 desenvolveu Estágio de Pós-Doutoramento Sênior (bolsa CAPES) na Université Pierre et Marie Curie (INSERM - Institut du Cerveau et de la Moèlle Epinière (ICM)) em Paris). Desenvolve projetos em parceria com o CRIUGM, Universidade de Montreal, City University of New York (CUNY), University of Boston e Univertité Laval. É professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando no Curso de Letras da Escola de Humanidades e no PPGL. Membro fundadora da Rede da Ciência para a Educação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem-envelhecimento-escolaridade, aquisição de língua adicional, bilinguismo e multilinguismo, processos cognitivos ligados ao processamento da linguagem no CCL, na Doença de Alzheimer, na Afasia Progressiva Primária e nos acidentes cérebro-vasculares, adaptação e elaboração de instrumentos de avaliação da linguagem típica e atípica.

Referências

ALTREIDER, Asta. Dislexia: varlendo contra o vento. In: ROTTA, N. T.; BRIDI FILHO, C. A.; BRIDI, F. R. de S. (Orgs.) Neurologia e aprendizagem: abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016. 327 p.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

COLTHEART, Michael. Modeling Reading: The Dual-Route Approach. In: The Science of Reading: A Handbook. SNOWLING, Margaret J. and HULME, Charles (Ed.). Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2005. 661 p

COSENZA, Ramon M., GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. 150 p.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura. Porto Alegre: Penso, 2012. 374 p.

FERREIRA, Maria G. R. Neuropsicologia e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014. 241 p.

FONSECA, Vitor da. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis: Vozes. 2011. 183 p.

IBGE. Séries históricas e estatística. Disponível em: https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=4&op=0&vcodigo=ECE370&t=media-anos-estudo-pessoas-10-anos# acessado em 14 de julho de 2020.

LEAL, Daniela, NOGUEIRA, Makeliny O. G. Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2012.170 p.

LENT, Roberto. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. São Paulo: Atheneu, 2018. 148 p.

MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996. 317 p.

MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Minha Editora, 2013. 154 p.

MORAIS, José. O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre? Signo. Santa Cruz do Sul, v.44,n. 81, p. 02-21, set./dez. 2019.

NUNES, Terezinha, BUARQUE, Lair, BRYANT, Peter. Dificuldades na aprendizagem da leitura. Teoria e prática. São Paulo: Cortez: 1992. 111 p.

OECD. Brazil - Country Note - PISA 2018 Results. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_CN_BRA.pdf acessado em 14.07.2020.

RELVAS, Marta P. Neurociência e transtorno de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 6 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015. 144p.

RIESGO, Rudimar dos S. Anatomia da aprendizagem. In: Rotta, Newra T., Ohlweiler, Lygia, Riesgo, Rudimar dos S. (Orgs.) Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 496 p.

ROTTA, Newra T. Plasticidade cerebral e aprendizagem. In: Rotta, Newra T., Ohlweiler, Lygia, Riesgo, Rudimar dos S. (Orgs.) Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 496 p.

ROTTA, Newra T. Dificuldades para aprendizagem. In: Rotta, Newra T., Ohlweiler, Lygia, Riesgo, Rudimar dos S. (Orgs.) Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 496 p.

TEIXEIRA, Mariana T., TOWNSEND, Sabrine A. M. O que a literacia e as capacidades cognitivas do cérebro podem nos dizer sobre pensamento crítico? Revista da Abralin, v. 19, n. 2, p. 1-6, 2020.

VAN KLEECK, Anne; NORLANDER, Elizabeth. Fostering Form and Meaning in Emerging Literacy Using Evidence-Based Practice. In: MODY, Maria and SILLIMAN, Elaine R. (ed.) Brain, Behavior, and Learning in Language and Reading Disorders. New York: The Guilford Press, 2008. 400 p.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Pacheco, L. P., & Hübner, L. C. (2021). Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças. Signo, 46(85), 58-69. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15672