Do abstrato ao concreto: a presença bakhtiniana no ensino de língua estrangeira

Autores/as

  • Michele Teixeira Passini

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v35i0.1422

Palabras clave:

Língua Estrangeira, ensino-aprendizagem de lingua, dialogismo

Resumen

Neste trabalho nos colocaremos no contexto das teorias de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, as quais embasam metodologias, abordagens e técnicas de ensino, para localizarmos nesses estudos o legado do Círculo de Bakhtin, mais especificamente de Mikhail Bakhtin, já que tomaremos como base duas obras do autor, a saber, Marxismo e Filosofia da Linguagem e Estética da Criação Verbal (Os gêneros do discurso). Primeiramente, traçaremos um percurso teórico de três concepções mais tradicionais no quadro teórico de aquisição de língua, para então, após a exposição dos principais pressupostos teóricos do filósofo russo, abordar a questão de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira dentro de preceitos teóricos bakhtinianos.

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Publicado

2010-01-18

Cómo citar

Passini, M. T. (2010). Do abstrato ao concreto: a presença bakhtiniana no ensino de língua estrangeira. Signo, 35, 40-54. https://doi.org/10.17058/signo.v35i0.1422