O conto fantástico na formação do leitor: uma leitura do conto “O Buraco”, de Luiz Vilela

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14268

Palabras clave:

Conto fantástico, Estética da Recepção e do Efeito, Formação do Leitor

Resumen

Objetiva-se neste texto apresentar uma reflexão sobre a narrativa fantástica e suas potencialidades para a formação do leitor. Para a consecução desse objetivo, elegeu-se para análise o conto “O Buraco”, do escritor Luiz Junqueira Vilela (2016, p.19-38), pinçado de sua coletânea Três Histórias Fantásticas (2016), a qual compõe os acervos de 2011 do PNBE – Programa Nacional Biblioteca na Escola, destinados aos jovens do Ensino Médio. Pretende-se problematizar, na análise desse conto, a configuração em sua narrativa do leitor implícito, a partir das contribuições teóricas da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999). Justifica-se esse aporte teórico, pois as obras destinadas ao público juvenil buscam explicitamente a recepção. Além disso, essa abordagem permite observar se esse conto, escrito no final de década de 1960, possui vitalidade para cativar o jovem leitor, pois mantém comunicabilidade na leitura e promove sua reflexão crítica, por meio do rompimento de seus conceitos prévios e da ampliação de seus horizontes de expectativas.

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Biografía del autor/a

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Câmpus de Assis - São Paulo.

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Câmpus de Assis. Possui experiência nas áreas de Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Seus temas de pesquisa mais recorrentes são: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Exerce cargo de Professora Assistente Doutora na graduação e pós-graduação da UNESP, Câmpus de Assis. Participa dos Grupos de Pesquisa: Leitura e Literatura na Escola (UNESP-Assis-SP); Literatura Infantil e Juvenil: análise literária e formação do leitor (UTFPR-Curitiba); e Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades (UTFPR-Curitiba). Junto a ANPOLL, é membro do Grupo de Trabalho Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.

Ricardo Magalhães Bulhões, UFMS - Câmpus de Três Lagoas - MS

Professor na graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus de Três Lagoas/MS. Membro do Grupo de Trabalho Leitura e Literatura Infantil e Juvenil junto a ANPOLL.

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Publicado

2020-01-06

Cómo citar

Ferreira, E. A. G. R., & Bulhões, R. M. (2020). O conto fantástico na formação do leitor: uma leitura do conto “O Buraco”, de Luiz Vilela. Signo, 45(82), 47-58. https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14268

Número

Sección

PPGL Unisc: 15 anos de pesquisa em leitura