Atividade criadora em momento de pandemia: relato de experiência das aulas de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15657

Palavras-chave:

Atividade criadora. Ensino-aprendizagem. Língua Inglesa. Transposição didática.

Resumo

Este texto tem por objetivo relatar a experiência de uma professora-pesquisadora nas aulas de língua inglesa em uma universidade, com transposição didática em momento de pandemia. Para tal, descreve-se a proposta de ensino-aprendizagem por meio da Atividade Social: “interview” e se analisa um questionário respondido pelos discentes. Com base na metodologia de pesquisa qualitativa com ênfase no paradigma crítico, a análise dos comentários tecidos pelos alunos centraliza os aspectos enunciativo-discursivo-linguísticos e são interpretados mediante o aporte teórico apresentado. Constatou-se que a proposta de ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio da Atividade Social: “interview” configura-se como uma transposição didática com indícios de atividade criadora por apresentar recombinações, possibilitar o desenvolvimento dos alunos e criar algo novo em momento de pandemia.

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Biografia do Autor

Daniela Aparecida Vendramini-Zanella, Universidade de Sorocaba

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é coordendadora e professora titular do curso de Letras Português e Inglês da Universidade de Sorocaba e leciona disciplinas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e literatura estrangeira. Coordena o grupo PIBID - Capes da Uniso, subárea: língua inglesa desde 2014. É líder do grupo de pesquisa: "Formação docente na perspectiva da TASHC e linguagem", inscrito no diretório CNPq e do Projeto de Extensão universitária Tempo de Aprender (2009 - atual). É integrante do grupo de pesquisa LACE – Linguagem e Atividade em Contexto Escolar do LAEL - PUC SP.

Beatriz Oliveira Delboni, Universidade de Sorocaba (bolsista PIBIC-CNPq)

Acadêmica de Licenciatura em Língua Portuguesa, Inglesa e respectivas Literaturas. Bolsista PIBIC-CNPq. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Vendramini-Zanella, D. A., & Delboni, B. O. (2021). Atividade criadora em momento de pandemia: relato de experiência das aulas de língua inglesa. Signo, 46(85), 248-261. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15657