Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15688Palabras clave:
Pandemia, educação humanista, Espanhol como LEResumen
A crise sanitária causada pela COVID19, que se instalou no mundo em inícios de 2020, significou a real e urgente necessidade de busca por novos caminhos, adaptando métodos e teorias, a fim de que o processo educacional formal, apesar do fechamento das instituições, tanto no nível de educação básica quanto no superior, pudesse ter continuidade. Diante desse cenário, como fazer funcionar a prática de uma educação humanista (Freire, 1996; Pacheco, 2014; Aloni, 2011; Leite, 2015) sem o espaço físico potencializador das relações humanas e, portanto, sem o contato físico entre os sujeitos da aprendizagem? O desafio estava posto. A insegurança e os medos que o momento vivido denotavam, não foram obstáculos suficientes para que professores, pais e estudantes paralisassem diante das demandas que o “novo normal” nos exigia. Todos fomos convocados a nos reinventarmos. E, atendendo a tal convocação, duas professoras universitárias, de essência e práticas humanistas e que prezam pela construção social e coletiva do conhecimento, se adaptaram, planejaram e colocaram em prática, na modalidade remota, a oficina "Propostas didático-pedagógicas em Espanhol como LE: domínios linguístico, social e cognitivo e o gênero ficcional, sob o olhar de uma abordagem humanista", com carga horária total de 30 horas e destinada aos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Letras-Espanhol/Literaturas da UFRRJ. O presente artigo tratará dessa experiência, desde seu planejamento, passando pelo seu desenvolvimento e culminando na avaliação crítica acerca do processo. Além disso, também serão explicitados os conteúdos teóricos e práticos que fundamentam o objetivo da oficina: atualizar os licenciandos, futuros professores de língua espanhola e ou portuguesa e suas respectivas literaturas, dentro de uma perspectiva didático-metodológica consolidada pelo trato equânime dos domínios linguístico, social e cognitivo, somados à abordagem humanista da educação.Descargas
Citas
ALONI, Nimrod. Educação Humanística. Tradução: Silvia Moreira Leite. Disponível em: https://www2.unifap.br/borges/files/2011/02/Educa%c3%a7%c3%a3o-Human%c3%adstica.pdf>. Acesso em: 10/03/2018.
CALDEIRA, Ana Cristina Muscas. Avaliação da Aprendizagem em Meios Digitais: Novos Contextos. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 2004, Salvador-BA. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/033-TC-A4.htm>. Acesso em: 10/08/2020.
HODGES, Luciana Dantas. NOBRE, Alena Pimentel. Processos cognitivos, metacognitivos e metalingüísticos na aquisição da leitura e escrita. In: Revista Teoria e prática da Educação. V.15, n.3, p. 7-21. Set/dez2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Parábola Editorial: São Paulo, 2008.
PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Ed. Vozes: Petrópolis, RJ, 2019.
PACHECO, José. Novas Histórias do Tempo da Velha Escola (CCIV). Brasília, 2020. Disponível em: . Acesso em 30/08/2020.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.