Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15688

Palavras-chave:

Pandemia, educação humanista, Espanhol como LE

Resumo

A crise sanitária causada pela COVID19, que se instalou no mundo em inícios de 2020, significou a real e urgente necessidade de busca por novos caminhos, adaptando métodos e teorias, a fim de que o processo educacional formal, apesar do fechamento das instituições, tanto no nível de educação básica quanto no superior, pudesse ter continuidade. Diante desse cenário, como fazer funcionar a prática de uma educação humanista (Freire, 1996; Pacheco, 2014; Aloni, 2011; Leite, 2015) sem o espaço físico potencializador das relações humanas e, portanto, sem o contato físico entre os sujeitos da aprendizagem? O desafio estava posto. A insegurança e os medos que o momento vivido denotavam, não foram obstáculos suficientes para que professores, pais e estudantes paralisassem diante das demandas que o “novo normal” nos exigia. Todos fomos convocados a nos reinventarmos. E, atendendo a tal convocação, duas professoras universitárias, de essência e práticas humanistas e que prezam pela construção social e coletiva do conhecimento, se adaptaram, planejaram e colocaram em prática, na modalidade remota, a oficina "Propostas didático-pedagógicas em Espanhol como LE: domínios linguístico, social e cognitivo e o gênero ficcional, sob o olhar de uma abordagem humanista", com carga horária total de 30 horas e destinada aos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Letras-Espanhol/Literaturas da UFRRJ. O presente artigo tratará dessa experiência, desde seu planejamento, passando pelo seu desenvolvimento e culminando na avaliação crítica acerca do processo. Além disso, também serão explicitados os conteúdos teóricos e práticos que fundamentam o objetivo da oficina: atualizar os licenciandos, futuros professores de língua espanhola e ou portuguesa e suas respectivas literaturas, dentro de uma perspectiva didático-metodológica consolidada pelo trato equânime dos domínios linguístico, social e cognitivo, somados à abordagem humanista da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Ribeiro Lopes Zoletti, Departamento de Letras do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Estudiosa da Literatura e professora universitária, possui Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Letras Neolatinas pela UFRJ. Atualmente é professora Associada de Cultura e Literaturas Hispânicas dos cursos de Licenciatura em Letras do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ e atua como propulsora da educação humanista (ProEH) na Baixada Fluminense, desenvolvendo em parceria com a professora Maristela Pinto o Projeto de Ensino "Sementes que pulsam", desde 2020. Seu campo de especialidade incluiu as poéticas da Literatura Hispânica, os estudos intersemióticos e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras com base na abordagem humanista. Atua no grupo de pesquisa ?Variação e Uso? (Varius/CNPq/UFRRJ), nas linhas de pesquisa (I) As literaturas Hispânicas como integração histórica, social e cultural desde o período pós-colonial até a pós-modernidade e (II) Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira. Atuou como Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência (PIBID) de 2012 a 2020, desenvolvendo diferentes projetos de ensino vinculando gêneros do domínio ficcional (literatura e cinema) do universo hispânico à abordagem humanista da educação.

Maristela da Silva Pinto, Departamento de Letras do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Letras - Português-Espanhol - pela UFRJ (2001), Mestre e Doutora em Letras Neolatinas pela UFRJ (2004, 2009 respectivamente). Como linguista, seu campo de especialidade inclui a fonética e fonologia, com ênfase na entoação do sujeito-aprendiz de Espanhol como LE e a sociolinguística, voltada para a variação dialetal, em especial da língua espanhola. Professora de Língua Espanhola da UFRRJ, desde 2010. Como professora universitária, atua como propulsora da educação humanista na Baixada Fluminense, desenvolvendo em parceria com a professora Debora Zoletti o projeto de ensino "Sementes que pulsam", desde 2020. Como pesquisadora, é vice-líder do grupo de pesquisa "Variação e Uso - VARIUS", desde 2011. Atua nas linhas de pesquisa: (i) Descrição, variação e uso da Língua Espanhola e (ii) Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira. Desenvolve cinco projetos de pesquisa neste grupo: (1) Prosódia e Segmentos da Língua Espanhola: um estudo linguístico descritivo; (2) Gêneros orais de diferentes domínios discursivos em Língua Espanhola: uma análise prosódica; (3) Tradução: um olhar acerca das dublagens e das adaptações, referentes à linha de pesquisa (i), (4) ProSELE: prosódia, segmentos e ensino de Espanhol como LE, (5) Uma educação humanista nas aulas de Espanhol como LE perpassando os domínios linguístico, social e cognitivo: a partir de gêneros de diferentes domínios discursivos, referentes à linha de pesquisa (ii). No que concerne à iniciação à docência, atuou como coordenadora do PIBID de 2011 a 2017 e atua como professora orientadora do Residência Pedagógica desde 2018.

Referências

ALONI, Nimrod. Educação Humanística. Tradução: Silvia Moreira Leite. Disponível em: https://www2.unifap.br/borges/files/2011/02/Educa%c3%a7%c3%a3o-Human%c3%adstica.pdf>. Acesso em: 10/03/2018.

CALDEIRA, Ana Cristina Muscas. Avaliação da Aprendizagem em Meios Digitais: Novos Contextos. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 2004, Salvador-BA. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/033-TC-A4.htm>. Acesso em: 10/08/2020.

HODGES, Luciana Dantas. NOBRE, Alena Pimentel. Processos cognitivos, metacognitivos e metalingüísticos na aquisição da leitura e escrita. In: Revista Teoria e prática da Educação. V.15, n.3, p. 7-21. Set/dez2012.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Parábola Editorial: São Paulo, 2008.

PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Ed. Vozes: Petrópolis, RJ, 2019.

PACHECO, José. Novas Histórias do Tempo da Velha Escola (CCIV). Brasília, 2020. Disponível em: . Acesso em 30/08/2020.

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Zoletti, D. R. L., & Pinto, M. da S. (2021). Ministrar uma Oficina Remota em tempos de pandemia: uma experiência vivida por duas docentes humanistas dos cursos de Licenciatura em Letras da UFRRJ. Signo, 46(85), 239-247. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15688