O papel da Língua de Sinais Italiana (LIS) no sistema educacional italiano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18741

Palabras clave:

educação inclusiva, política linguística, Língua de Sinais Italiana, educação de surdos, línguas minoritárias

Resumen

O ensino da Língua de Sinais Italiana (LIS) está passando por uma profunda transformação na Itália. Desde o seu reconhecimento em 2021, como a língua natural da minoria surda, juntamente com o dos intérpretes de LIS como profissionais designados para mediar suas necessidades de comunicação em todos os ambientes públicos, o debate aumentou na tentativa de determinar o conteúdo e o(s) objetivo(s) dos cursos de formação de intérpretes (no ensino superior?). Enquanto a educação formal em língua de sinais (LS) esteja se tornando cada vez mais importante para o treinamento de intérpretes, e as universidades estão abrindo cursos experimentais para isso, a educação linguística de crianças surdas e o treinamento vocacional de adultos surdos como professores de LS estão ganhando nova atenção. À luz dessas mudanças, discuto o estado da arte da educação geral para surdos na Itália, observando as etapas levaram ao reconhecimento da LIS e ao treinamento de crianças bilíngues (surdas) bimodais na educação pública. O tópico será abordado a partir de uma perspectiva histórica e interdisciplinar, acompanhando a evolução das decisões sociais e políticas que influenciaram a educação de surdos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Council of Europe, L. P. (2018). Companion volume with new descriptors. Council of Europe.

De Monte, M. T. (2015). Semplificazione linguistica e commutazione di codice nella scrittura online di segnanti LIS esperti. Roma: Università di Roma Tre.

De Monte, M. T. (2022a). Life after school:Deaf education and lifelong learning in Italy. Educação Temática Digital, 24(4), 866-881. doi:DOI 10.20396/etd.v24i4.8670247

De Monte, M. T. (2022b). Using the Common European framework of reference for Italian sign language education: lessons from research and practice. Momento - Diálogos Em Educação, 31(2), 394-416.

Gianfreda, G., Gulli, T., La Mano, L., & Volterra, V. (2021). Coronavirus, quarantena e positività nella lingua dei segni italiana (LIS). Ripensare i segni in occasione della pandemia. Rivista di Psicolinguistica Applicata, 1(XXI), 61-82.

Giangreco, M. F., & Doyle, M. B. (2012). Integrazione Scolastica in Italy: A Compilation of English-Language Resources. International Journal of Whole Schooling, 8(1), 63-105.

Gulli, T., & Volterra, V. (2020, Aprile 20). La comunità sorda segnante italiana all’epoca del coronavirus: lingua dei. Retrieved from MicroMega: https://web.archive.org/web/20200512223929/http:/temi.repubblica.it/micromega-online/la-comunita-sorda-segnante-italiana-all-epoca-del-coronavirus-lingua-dei-segni-e-accessibilita/, last visit: August 9, 2023.

Leeson, L. (2006). Signed Languages in Education in Europe - a preliminary exploration. Strasbourg: Council of Europe Language Policy Division.

Teruggi, L. A. (2003). Una scuola, due lingue. L'esperienza di bilinguismo della scuola dell'Infanzia ed Elementare di Cossato (II ed.). Milano: FrancoAngeli.

Volterra, V. (Ed.). (1987). La lingua italiana dei segni. La comunicazione visivo gestuale dei sordi. Bologna: Il Mulino.

Volterra, V. (2022, 05 3). La lingua dei segni arriva all'Università? Come, quando, perchè. Retrieved 08 2023, 05, from Linguisticamente: https://www.linguisticamente.org/la-lingua-dei-segni-arriva-alluniversita-come-quando-perche/

Law 21 May 2021, n. 69, Misure urgenti in materia di sostegno alle imprese e agli operatori economici, di lavoro, salute e servizi territoriali, connesse all'emergenza da COVID-19.

Ministerial decree, January 10th, 2022, Disposizioni in materia di professioni di interprete in lingua dei segni italiana e lingua dei segni italiana tattile, Gazzetta Ufficiale n° 81, April 6, 2022.

Law 27 December 2006, n. 296, Disposizioni per la formazione del bilancio annuale e pluriennale dello Stato (legge finanziaria 2007), Gazzetta Ufficiale n° 299, Supplemento ordinario n° 244, December 27, 2006.

Law 15 December 1999, n° 482, Norme in materia di tutela delle minoranze linguistiche storiche, Gazzetta Ufficiale n°297, December 20, 1999.

Law 30 May 1971, n° 118, Conversione in legge del decreto-legge 30 gennaio 1971, n. 5, e nuove norme in favore dei mutilati ed invalidi civili, Gazzetta Ufficiale n°82, April 2, 1971.

Law 5 February 1992, n°104, Legge-quadro per l'assistenza, l'integrazione sociale e i diritti delle persone handicappate, Gazzetta Ufficiale Serie Generale n° 39, Supplemento Ordinario n° 30, February 17, 1992

Movimento LIS Subito!, http://www.lissubito.com/, last visit: August 1st, 2023.

Publicado

2023-11-01

Cómo citar

Tagarelli De Monte, M. (2023). O papel da Língua de Sinais Italiana (LIS) no sistema educacional italiano. Signo, 48(93), 24-33. https://doi.org/10.17058/signo.v48i93.18741

Número

Sección

v. 48, n. 93, 2023 - Educación bilingüe para sordos