Círculos de leitura como experiência pedagógica para a formação de leitores
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19355Palabras clave:
Clube de Leitura, Círculos de leitura, Formação de leitores, Desenvolvimento linguístico-cognitivo, Contexto escolarResumen
Neste artigo, objetivou-se analisar os registros textuais produzidos por estudantes nos diários de leitura, durante a participação em um clube de leitura, proposto no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica em que se procurou despertar o gosto pela leitura literária em estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública do município de Santa Maria, RS. Na metodologia, utilizou-se a técnica dos Círculos de Leitura de Cosson (2021a), e enfatizou-se a mediação pedagógica, realizada pela professora de Língua Portuguesa, na leitura da obra Matilda e o Clube de Leitura, de Roberta M. R. Trevisan (2022). Os resultados indicam que a proposta pedagógica se revelou eficaz, proporcionando a participação ativa dos estudantes na leitura e na escrita dos diários. Dessa forma, a leitura de livros literários, aliada aos debates e perguntas estimulados pelos cartões de função, enriqueceu o aprendizado e se mostrou valiosa para a promoção do desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes.
Descargas
Citas
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/f. Acesso em: 15 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Como criar círculos de leitura na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2021a.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2021b.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2022.
GABRIEL, Rosângela; MORAIS, José. A leitura compartilhada na família e na escola. In: FLÔRES, Onici Claro; GABRIEL, Rosângela (orgs). O que precisamos saber sobre aprendizagem da leitura: contribuições interdisciplinares. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2017.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: 2020. Disponível em:https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 13 jun. 2023.
MACHADO, Anna Rachel. Diário de Leituras: a construção de diferentes diálogos em sala de aula. Linha d' Água, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2005. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i18p61-80.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo, SP: Scipione, 2010.
PEREIRA, Aline E. Contribuições da prática de leitura compartilhada na infância para o desenvolvimento da literacia e para a criação de leitores. 2021.Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade de Santa Cruz do Sul, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11624/3227. Acesso em: 13 jan. 2024.
PEREIRA, Aline E; GABRIEL, Rosângela; JUSTICE, Laura M. O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 72, n. 3, p. 201-221, set/dez., 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p201.
TREVISAN, Roberta. M. R. Matilda e o clube de leitura. 2.ed. Frederico Westphalen, RS: Vitrola, 2022.
VYGOTSKI, Lev. Psicologia pedagógica. Tradução do russo e introdução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VYGOTSKI, Lev. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.