Círculos de leitura como experiência pedagógica para a formação de leitores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19355

Mots-clés :

Clube de Leitura, Círculos de leitura, Formação de leitores, Desenvolvimento linguístico-cognitivo, Contexto escolar

Résumé

Neste artigo, objetivou-se analisar os registros textuais produzidos por estudantes nos diários de leitura, durante a participação em um clube de leitura, proposto no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica em que se procurou despertar o gosto pela leitura literária em estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública do município de Santa Maria, RS. Na metodologia, utilizou-se a técnica dos Círculos de Leitura de Cosson (2021a), e enfatizou-se a mediação pedagógica, realizada pela professora de Língua Portuguesa, na leitura da obra Matilda e o Clube de Leitura, de Roberta M. R. Trevisan (2022). Os resultados indicam que a proposta pedagógica se revelou eficaz, proporcionando a participação ativa dos estudantes na leitura e na escrita dos diários. Dessa forma, a leitura de livros literários, aliada aos debates e perguntas estimulados pelos cartões de função, enriqueceu o aprendizado e se mostrou valiosa para a promoção do desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cádia Mara Dorneles Carus, Universidade Franciscana

Professora de Língua Portuguesa na rede municipal de Santa Maria, RS. Mestranda da Universidade Franciscana - UFN (Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - MEHL).

Noemi Boer, Universidade Franciscana

Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professora e pesquisadora no programa de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - MEHL, da Universidade Franciscana - UFN.

Adriana Claudia Martins

Doutora em Educação e doutora em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM; Professora e pesquisadora nos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Franciscana - UFN.

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Publié-e

2024-09-30

Comment citer

Dorneles Carus, C. M., Boer, N., & Martins, A. C. (2024). Círculos de leitura como experiência pedagógica para a formação de leitores. Signo, 49(96), 111-121. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19355

Numéro

Rubrique

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e