Histórias em movimento: trabalhando Habilidades Sociais a partir de histórias e do yoga no Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19573

Palabras clave:

Contação de histórias, Yoga, Habilidades Sociais, Produção oral

Resumen

Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar qualitativamente as interações e produções orais de uma intervenção para aquisição das Habilidades Sociais (HS) de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, utilizando a contação de histórias e o yoga. Caracteriza-se como um estudo descritivo, transversal de natureza qualitativa. Participaram 16 alunos de 9 a 11 anos de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Realizou-se uma sessão de 90 minutos, combinando a história "A Tartaruga" com asanas de yoga, discussão em roda e atividades de psicoeducação. Para análise dos dados utilizou-se o software IRAMUTEQ para realizar a técnica de Nuvem de palavras, que possibilitou uma compreensão mais generalista sobre os resultados. Para uma investigação mais aprofundada, seguiu-se uma Análise de Conteúdo temática segundo Bardin. As palavras que tiveram maior frequência foram: “gente”, “brincar”, “estar”, “difícil” e “mão”; enquanto a análise temática identificou cinco categorias principais: Interesse das Crianças, Dificuldades Enfrentadas na Escola, Identificação de Sentimentos, Reações Frente a Situações Difíceis e Feedback da Atividade. A análise crítica aponta que intervenções baseadas em contação de histórias e yoga podem ser ferramentas eficazes para promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, melhorando as relações interpessoais e uma maior comunicabilidade entre os alunos. Conclui-se que a intervenção evidenciou a importância de programas permanentes para promover HS nas escolas e suas possíveis contribuições para melhorar a comunicação oral das crianças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Benevides Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela Universidade São Francisco (USF). Doutora e mestra em Psicologia pela Universidade de Paris XI, pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (UniRedentor). Terapeuta  certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Pesquisadora 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Pesquisa nas áreas de Habilidades Sociais, especialmente no contexto educativo e no tema relativo à adaptação acadêmica à universidade. (https://labrelacoes.wordpress.com/)

Citas

Bardin, L. (1997). Análise de conteúdo (3ª ed.). Edições 70.

Bispo, C. C. L., Bispo, L. B., & Oscar Briones Salazar, L. (2020). Inventário dos jogos e brincadeiras: a manifestação da cultura lúdica infantil. Diversitas Journal, 5(1), 500-522. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1040

Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2023). Práticas educativas de professores, comportamento e dificuldades de desempenho acadêmico: comparações de grupos. Psico, 54(1), 1-10. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.38861

Borges, J., & Micol, L. (2016). Corpos comunicantes: rumos do yoga na educação. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC, (7). https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3321

Brasil, Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brasil, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. (2023). Disque 100: 2023 registra aumento de cerca de 50% para violência nas escolas em comparação a 2022. https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/disque-100-2023-registra-aumento-de-cerca-de-50-para-violencia-nas-escolas-em-comparacao-a-2022

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2021). Tutorial para uso do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). http://iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial%20IRaMuTeQ%20em%20portugues_22.11.2021.pdf

Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades Sociais como Preditoras de Problemas de Comportamento em escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(3), 321-330. http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015032110321330

Correia, C. S., Ferreira, E. P., Soares, B. S., & Bender, D. I. V. (2021). Intervenções psicoeducacionais sobre a dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita em crianças. Brazilian Journal of Development, 7(3), 28315-28332. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-514

Costa, E. P. I., & Sá, S. O. (2020). Conflict Mediation at School: Literature Review with webQDA®. In A. P. Costa, L. P. Reis, & A. Moreira (Orgs.), Computer Supported Qualitative Research (p. 114-123). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-31787-4_9

Gomes, G. M. R. B., & Bittar, C. M. L. (2021). Percepções de professores e alunos sobre a violência escolar: um estudo qualitativo. Psicologia Escolar e Educacional, 25, e223900. https://doi.org/10.1590/2175-35392021223900

Del Prette, A. & Del Prette, Z. (2021). Competência Social e Habilidade Social: Manual teórico-prático. 5ª edição, Editora Vozes. (Obra original publicada em 2017)

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2022). Habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional na escola: Manual do professor. 1ª edição, EdUSCar.

Domitrovich, C.E., Greenberg, M.T., Kusche, C.A. & Cortes, R. C. (2004). Twiggle Learns to Do Turtle. In: Domitrovich, C.E., Greenberg, M.T., Kusche, C.A. & Cortes, R. C. Twiggle and his friends. Channing Bete Company, 1-21. https://www.st-augustines.norfolk.sch.uk/wp-content/uploads/2022/10/Twiggle-learns-to-do-turtle.pdf

Fernandes, L. de M., Leme, V. B. R., Elias, L. C. dos S., & Soares, A. B. (2018). Preditores do Desempenho Escolar ao final do Ensino Fundamental: Histórico de Reprovação, Habilidades Sociais e Apoio Social. Trends in Psychology, 2626(1), 1-9. https://doi.org/10.1590/0102.3772e32429

Ferreira, T. C. (2022). Yoga com crianças e contação de histórias: a construção de experiências lúdicas e criativas na educação. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Estadual Paulista]. https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/102f2cb8-ef4c-48dd-b038-85a99339d7b7/content

Lima, D. S., Pereira, R. A. T., & Francisco, M. V. (2020). As percepções e a atuação de professoras do Ensino Fundamental I diante do bullying escolar. Eccos Revista Científica, (54), e13919. https://doi.org/10.5585/eccos.n54.13919

Miranda, A. C., Bertagna, R. H., & Freitas, L. C. (2019). Fatores que afetam o clima da escola: A visão dos professores. Pro-posições, 30, e20160102. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0102

Pasche, A. D., Vidal, J. L., Schott, F., Barbosa, T. P., & Vasconcellos, S. J. L. (2019). Treinamento de Habilidades Sociais no Contexto Escolar - Um Relato de Experiência. Revista de Psicologia da IMED, 11(2), 166-179. https://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.2850

Paula, E. O., Batista, L. P. P., & Matos, T. P. P. B. (2020). Crise da educação escolar: reflexões sobre a prática docente em escolas públicas de ensino fundamental em Fortaleza-CE-Brasil. In Anais do VI Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Fortaleza-CE: Realize. https://www.editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2019/ebook1/PROPOSTA_EV127_MD4_ID7803_14082019165213.pdf

Pineda, M. Á. R., Serrano, M. P. G. L., & Altarejos, A. J. O. (2019). Algunas consideraciones sobre la resolución de los conflictos escolares. Conrado, 15(67), 135-142. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000200135&lng=es&tlng=es.

Ristum, M. (2023). Violência na escola, da escola e contra a escola. In: Assis, S. G., Constantini, P., Avanci, J. Q., & Njaine, K. [Orgs]. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Editora FIOCRUZ. https://doi.org/10.7476/9786557082126.

Sarlas, L. & Amendola, M. (2022). A raiva chegou: o que fazer?. In T. P. Cruz (Coord), Código das emoções, 1ª ed, (pp. 271-280). Literare Books

Simões, E. C., & Cardoso, M. R. A. (2022). Violência contra professores da rede pública e esgotamento profissional. Ciência & Saúde Coletiva, 27, 1039–1048. https://doi.org/10.1590/1413-81232022273.28912020

Simões, B. D., Mizuno, J., & Rossi, F. (2019). Yoga para crianças: um estudo de revisão sistemática da literatura. Revista Cocar, 13(27), 597-618. https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/index/

Soares, A. B., Medeiros, H. C. P., Brito, A. D., Mendes, V. S. A., Santos, J. C. A. da H., Rocha, H. L., & Uhr, F. R. B. (no prelo). Habilidades sociais na literatura infantil: Uma análise a partir das falas dos personagens. Psicologia Escolar e Educacional.

Soares, A. B., Jardim, M. E. M., Medeiros, C. A. C., Alves, P. R. S. S. A., Ribeiro, R., & Vidal, L. V. (2022). Análise de conteúdo: Técnicas e estratégias. In A. B. Soares, M. E. M. Jardim, C. A. C. Medeiros, P. R. S. S. A. Alves, & R. Ribeiro (Orgs.), Metodologia Qualitativa: Técnicas e exemplos de pesquisa, 1ª ed, (pp. 151-168). Appris

Soares, A. B., Santos, J. C. A. H., Rocha, H. L., & Uhr, F. R. B. (2023). As habilidades sociais dos personagens da Turma da Mônica. Educação: Teoria e Prática, [S.l.], 33(66), 01-18. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15968

Souza, M. H., e Daré, P. K. (2019). Yoga: a filosofia na prática. A percepção, aplicabilidade e instrução dos professores de Yoga no município de Florianópolis sobre os yamas e niyamas. Ânima Educação, 1-21. https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9675

Souza, M. S., Soares, A. B., & Freitas, C. P. P. (2019). Treinamento de Habilidades Sociais (THS) para alunos em situação de vulnerabilidade social. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 21(3), 135-158. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/11637

Zapata, S. M. C., & Zapata, E. C. (2024). Convivencia escolar: Revisión sistemática. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 8(32), 497-510. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v8i32.740

Zonatto, M. & Daré, P. K. (2020). A percepção de alunos do quarto ano do ensino fundamental sobre a prática de Kriya Hatha Yoga e meditação na melhora da atenção. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, 12(31), 15-39. https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69697

##submission.downloads##

Publicado

2024-09-30

Cómo citar

Ribeiro, R., & Benevides Soares, A. (2024). Histórias em movimento: trabalhando Habilidades Sociais a partir de histórias e do yoga no Ensino Fundamental. Signo, 49(96), 195-207. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19573

Número

Sección

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e