Histórias em movimento: trabalhando Habilidades Sociais a partir de histórias e do yoga no Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19573Mots-clés :
Contação de histórias, Yoga, Habilidades Sociais, Produção oralRésumé
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar qualitativamente as interações e produções orais de uma intervenção para aquisição das Habilidades Sociais (HS) de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, utilizando a contação de histórias e o yoga. Caracteriza-se como um estudo descritivo, transversal de natureza qualitativa. Participaram 16 alunos de 9 a 11 anos de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Realizou-se uma sessão de 90 minutos, combinando a história "A Tartaruga" com asanas de yoga, discussão em roda e atividades de psicoeducação. Para análise dos dados utilizou-se o software IRAMUTEQ para realizar a técnica de Nuvem de palavras, que possibilitou uma compreensão mais generalista sobre os resultados. Para uma investigação mais aprofundada, seguiu-se uma Análise de Conteúdo temática segundo Bardin. As palavras que tiveram maior frequência foram: “gente”, “brincar”, “estar”, “difícil” e “mão”; enquanto a análise temática identificou cinco categorias principais: Interesse das Crianças, Dificuldades Enfrentadas na Escola, Identificação de Sentimentos, Reações Frente a Situações Difíceis e Feedback da Atividade. A análise crítica aponta que intervenções baseadas em contação de histórias e yoga podem ser ferramentas eficazes para promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, melhorando as relações interpessoais e uma maior comunicabilidade entre os alunos. Conclui-se que a intervenção evidenciou a importância de programas permanentes para promover HS nas escolas e suas possíveis contribuições para melhorar a comunicação oral das crianças.
Téléchargements
Références
Bardin, L. (1997). Análise de conteúdo (3ª ed.). Edições 70.
Bispo, C. C. L., Bispo, L. B., & Oscar Briones Salazar, L. (2020). Inventário dos jogos e brincadeiras: a manifestação da cultura lúdica infantil. Diversitas Journal, 5(1), 500-522. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1040
Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2023). Práticas educativas de professores, comportamento e dificuldades de desempenho acadêmico: comparações de grupos. Psico, 54(1), 1-10. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.38861
Borges, J., & Micol, L. (2016). Corpos comunicantes: rumos do yoga na educação. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC, (7). https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3321
Brasil, Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Brasil, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. (2023). Disque 100: 2023 registra aumento de cerca de 50% para violência nas escolas em comparação a 2022. https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/disque-100-2023-registra-aumento-de-cerca-de-50-para-violencia-nas-escolas-em-comparacao-a-2022
Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2021). Tutorial para uso do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). http://iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial%20IRaMuTeQ%20em%20portugues_22.11.2021.pdf
Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades Sociais como Preditoras de Problemas de Comportamento em escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(3), 321-330. http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015032110321330
Correia, C. S., Ferreira, E. P., Soares, B. S., & Bender, D. I. V. (2021). Intervenções psicoeducacionais sobre a dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita em crianças. Brazilian Journal of Development, 7(3), 28315-28332. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-514
Costa, E. P. I., & Sá, S. O. (2020). Conflict Mediation at School: Literature Review with webQDA®. In A. P. Costa, L. P. Reis, & A. Moreira (Orgs.), Computer Supported Qualitative Research (p. 114-123). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-31787-4_9
Gomes, G. M. R. B., & Bittar, C. M. L. (2021). Percepções de professores e alunos sobre a violência escolar: um estudo qualitativo. Psicologia Escolar e Educacional, 25, e223900. https://doi.org/10.1590/2175-35392021223900
Del Prette, A. & Del Prette, Z. (2021). Competência Social e Habilidade Social: Manual teórico-prático. 5ª edição, Editora Vozes. (Obra original publicada em 2017)
Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2022). Habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional na escola: Manual do professor. 1ª edição, EdUSCar.
Domitrovich, C.E., Greenberg, M.T., Kusche, C.A. & Cortes, R. C. (2004). Twiggle Learns to Do Turtle. In: Domitrovich, C.E., Greenberg, M.T., Kusche, C.A. & Cortes, R. C. Twiggle and his friends. Channing Bete Company, 1-21. https://www.st-augustines.norfolk.sch.uk/wp-content/uploads/2022/10/Twiggle-learns-to-do-turtle.pdf
Fernandes, L. de M., Leme, V. B. R., Elias, L. C. dos S., & Soares, A. B. (2018). Preditores do Desempenho Escolar ao final do Ensino Fundamental: Histórico de Reprovação, Habilidades Sociais e Apoio Social. Trends in Psychology, 2626(1), 1-9. https://doi.org/10.1590/0102.3772e32429
Ferreira, T. C. (2022). Yoga com crianças e contação de histórias: a construção de experiências lúdicas e criativas na educação. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Estadual Paulista]. https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/102f2cb8-ef4c-48dd-b038-85a99339d7b7/content
Lima, D. S., Pereira, R. A. T., & Francisco, M. V. (2020). As percepções e a atuação de professoras do Ensino Fundamental I diante do bullying escolar. Eccos Revista Científica, (54), e13919. https://doi.org/10.5585/eccos.n54.13919
Miranda, A. C., Bertagna, R. H., & Freitas, L. C. (2019). Fatores que afetam o clima da escola: A visão dos professores. Pro-posições, 30, e20160102. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0102
Pasche, A. D., Vidal, J. L., Schott, F., Barbosa, T. P., & Vasconcellos, S. J. L. (2019). Treinamento de Habilidades Sociais no Contexto Escolar - Um Relato de Experiência. Revista de Psicologia da IMED, 11(2), 166-179. https://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.2850
Paula, E. O., Batista, L. P. P., & Matos, T. P. P. B. (2020). Crise da educação escolar: reflexões sobre a prática docente em escolas públicas de ensino fundamental em Fortaleza-CE-Brasil. In Anais do VI Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Fortaleza-CE: Realize. https://www.editorarealize.com.br/editora/ebooks/conedu/2019/ebook1/PROPOSTA_EV127_MD4_ID7803_14082019165213.pdf
Pineda, M. Á. R., Serrano, M. P. G. L., & Altarejos, A. J. O. (2019). Algunas consideraciones sobre la resolución de los conflictos escolares. Conrado, 15(67), 135-142. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000200135&lng=es&tlng=es.
Ristum, M. (2023). Violência na escola, da escola e contra a escola. In: Assis, S. G., Constantini, P., Avanci, J. Q., & Njaine, K. [Orgs]. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Editora FIOCRUZ. https://doi.org/10.7476/9786557082126.
Sarlas, L. & Amendola, M. (2022). A raiva chegou: o que fazer?. In T. P. Cruz (Coord), Código das emoções, 1ª ed, (pp. 271-280). Literare Books
Simões, E. C., & Cardoso, M. R. A. (2022). Violência contra professores da rede pública e esgotamento profissional. Ciência & Saúde Coletiva, 27, 1039–1048. https://doi.org/10.1590/1413-81232022273.28912020
Simões, B. D., Mizuno, J., & Rossi, F. (2019). Yoga para crianças: um estudo de revisão sistemática da literatura. Revista Cocar, 13(27), 597-618. https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/index/
Soares, A. B., Medeiros, H. C. P., Brito, A. D., Mendes, V. S. A., Santos, J. C. A. da H., Rocha, H. L., & Uhr, F. R. B. (no prelo). Habilidades sociais na literatura infantil: Uma análise a partir das falas dos personagens. Psicologia Escolar e Educacional.
Soares, A. B., Jardim, M. E. M., Medeiros, C. A. C., Alves, P. R. S. S. A., Ribeiro, R., & Vidal, L. V. (2022). Análise de conteúdo: Técnicas e estratégias. In A. B. Soares, M. E. M. Jardim, C. A. C. Medeiros, P. R. S. S. A. Alves, & R. Ribeiro (Orgs.), Metodologia Qualitativa: Técnicas e exemplos de pesquisa, 1ª ed, (pp. 151-168). Appris
Soares, A. B., Santos, J. C. A. H., Rocha, H. L., & Uhr, F. R. B. (2023). As habilidades sociais dos personagens da Turma da Mônica. Educação: Teoria e Prática, [S.l.], 33(66), 01-18. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15968
Souza, M. H., e Daré, P. K. (2019). Yoga: a filosofia na prática. A percepção, aplicabilidade e instrução dos professores de Yoga no município de Florianópolis sobre os yamas e niyamas. Ânima Educação, 1-21. https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9675
Souza, M. S., Soares, A. B., & Freitas, C. P. P. (2019). Treinamento de Habilidades Sociais (THS) para alunos em situação de vulnerabilidade social. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 21(3), 135-158. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/11637
Zapata, S. M. C., & Zapata, E. C. (2024). Convivencia escolar: Revisión sistemática. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 8(32), 497-510. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v8i32.740
Zonatto, M. & Daré, P. K. (2020). A percepção de alunos do quarto ano do ensino fundamental sobre a prática de Kriya Hatha Yoga e meditação na melhora da atenção. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, 12(31), 15-39. https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69697
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.