Categorias de jogo e jogos textuais: uma leitura de O jogo da amarelinha

Autores/as

  • Tânia Winch Lisbôa
  • Norberto Perkoski

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2424

Palabras clave:

jogo, teoria dos jogos, jogos textuais, O jogo da amarelinha, Julio Cortázar

Resumen

O presente artigo analisa a noção de jogo e de jogos textuais na obra O jogo da amarelinha (no original Rayuela), de Julio Cortázar. Para a efetivação dessa análise foram utilizados, como referencial teórico, os estudos de Johan Huizinga, Roger Caillois e Wolfgang Iser, destacando as quatro categorias de jogo - agôn, alea, mimicry e ilinx - introduzidas por Caillois e readequadas ao texto literário, sob o ponto de vista dos jogos textuais, por Iser. A partir desses conceitos teóricos que evidenciam questões pertinentes ao jogo em geral e aos jogos textuais em particular, considerando-se que esse é um estudo de aplicação, procurou-se evidenciar como essas quatro categorias de jogo se manifestam no texto literário do escritor argentino através dos jogos textuais.

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Publicado

2012-01-04

Cómo citar

Lisbôa, T. W., & Perkoski, N. (2012). Categorias de jogo e jogos textuais: uma leitura de O jogo da amarelinha. Signo, 37(62), 546-566. https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2424

Número

Sección

Narrativas literárias e comunicaionais