Cinema também se faz na escola

Autores/as

  • Elizabeth Schmitz
  • Lovani Volmer
  • Sabrine Elma Heller

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.80

Palabras clave:

leitura - literatura - cinema – prazer

Resumen

Acreditando que a leitura pode ser uma atividade deflagradora da produção textual e fundamental para o enriquecimento cultural, buscamos alternativas de trabalho para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura, conjugadas a ferramentas audiovisuais. Um dos objetivos dessa busca é o de transformar o ato passivo frente ao texto literário em atividade participativa da criação.Além disso, estamos inseridos em um contexto em constante transformação, e necessitamos, como educadores, desacomodarmo-nos, "bolindo" com o nosso imaginário e com o dos alunos, desafiando-os à reflexão e autoria, ousando fazer diferente.Este artigo pretende, pois, compartilhar uma prática realizada na Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação, há cinco anos, com alunos da 2ª Etapa do Ensino Médio: a adaptação da obra de determinado autor para roteiros cinematográficos, conhecendo o estilo e o pensamento desse autor, tornando-se, assim, leitores proficientes, utilizando as mais variadas formas de tecnologia para a realização desse projeto, no qual a literatura "literalmente" sai da casca, reunindo a palavra escrita, a leitura e a imagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2007-07-03

Cómo citar

Schmitz, E., Volmer, L., & Heller, S. E. (2007). Cinema também se faz na escola. Signo, 32(53), 216-224. https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.80

Número

Sección

Artigos