Intervenção pedagógica para o desenvolvimento de habilidades de tradutores em formação sobre questões de textualidade via abordagem Ler para Aprender

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DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15981

Mots-clés :

Intervenção pedagógica. Escola de Sydney/LSF. Estudos da tradução. Subcompetência bilingue. Metarreflexão.

Résumé

Este artigo relata um estudo de intervenção pedagógica desenvolvido com tradutores em formação na Universidade Estadual do Ceará, no qual foi adotada a abordagem pedagógica sistêmico-funcionalista da Escola de Sydney (ROSE; MARTIN, 2012; entre outros) com algumas adaptações para a atividade tradutória. O estudo teve como foco o desenvolvimento da subcompetência bilíngue e metarreflexão dos participantes (HURTADO ALBIR, 2005; PACTE, 2003) quanto aos aspectos relativos à tessitura textual (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; MARTIN, 1992; entre outros). O corpus, constituído por respostas a questões de atividades pedagógicas e comentários feitos em entrevistas, foi analisado qualitativamente, abordando-se o produto e processo tradutórios. Os resultados apontaram uma significativa elevação no nível de subcompetência bilíngue dos participantes e também no nível de sua capacidade metarreflexiva sobre os aspectos abordados, elevando suas habilidades de leitura, de produção e revisão textual e, por conseguinte, suas habilidades tradutórias.

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Teresinha Penaforte Vieira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará.

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Doutor em Linguística Aplicada/Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-doutorado em Tradução Audiovisual/Audiodescrição/Teoria da Avaliatividade pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Estadual do Ceará, junto ao Curso de Letras e o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Centro de Humanidades.

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Publié-e

2021-05-21

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Vieira, T. P., & Praxedes Filho, P. H. L. (2021). Intervenção pedagógica para o desenvolvimento de habilidades de tradutores em formação sobre questões de textualidade via abordagem Ler para Aprender. Signo, 46(86), 179-191. https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15981

Numéro

Rubrique

v. 46, número 86: Programa Ler para Aprender (PLA) e suas potencialidades