Compreensão leitora em postagens de grupos de WhatsApp
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18837Mots-clés :
Postagens em grupos de WhatsApp, Rede social, Níveis de compreensão leitoraRésumé
Este estudo almejou investigar comoos níveis de compreensão leitora são afetados pelos diferentes tipos de textos postados em grupos de WhatsApp. A pesquisa se fundamentou em autores como Day e Park (2005), Rabello e Tavares (2016) e Wolf (2018) entre outros. Trinta alunos de cursos superiores, entre 18 e 30 anos, participaram de grupos de WhatsApp em que leram e discutiram textos. O propósito era avaliar a compreensão nos seis níveis da taxonomia de Day e Park (2005) a partir dos comentários sobre os textos postados - literal, reorganização, inferencial, predição, avaliação e resposta pessoal. Os comentários tecidos acerca dos textos foram analisados como ‘pertinentes’, ‘tangenciais’ e ‘aleatórios. Detectamos que os níveis de compreensão leitora variaram em função do tipo de texto. Os textos mais curtos geraram maior quantidade de postagens. Os dados permitiram constatar um bom desempenho nos níveis de compreensão leitora dos participantes, acima de cinquenta porcento, exceto no nível de reorganização da informação. Os textos de Notícias Curtas (TNC), de Notícias Longas (TNL) e de Comunicação Interna (TCI) foram os que apresentaram maior quantidade de postagens pertinentes. Por sua vez, os tipos de textos que geraram maior quantidade de postagens tangenciais e aleatórias foram os textos de Notícias Falsas (TNF). Já os textos do tipo Meme e do Tipo Charge (TMC), talvez por serem muito curtos e divertidos, levaram os leitores a interagirem mais com as postagens dos colegas e afugirem das provocações realizadas pelo pesquisador.
Palavras-chave: Postagens em grupos de WhatsApp. Rede social. Níveis de compreensão leitora.
Téléchargements
Références
BRITO, R.M.; CARVALHO, M.A.F. Níveis de compreensão leitora em um livro didático de Língua Portuguesa: uma análise sobre perguntas de leitura. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 03, p. 45-64, set.-dez. 2021.http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p. 45-64
CARR, N. A geração superficial: o que a Internet está fazendo com nossos cérebros. radução de Mônica Gagliotti Fortunato Friaça. Rio de Janeiro: Agir, 2011. 312p. ISBN 978-85-220-1005-9.
DAY, R. R; PARK, J-S. Developing reading comprehension questions. Reading in a Foreign Language, Manoa, v.17, n. 1, p.60-73, apr.2005. ISSN 1539-0578
DUGGAN, G.B.; PAYNE, S.J. Skim reading by satisficing: evidence from eye tracking. In: 29th Annual CHI Conference on Conference on Human Factors in Computing Systems. Proceedings, New York, 2011. P.1141-1150. https://doi.org/10.1145/1978942.1979114
FIGUEIRA, Á; OLIVEIRA, L. The current state of fake news: challenges and opportunities. Procedia Computer Science, Amsterdã, v.121, p.817-825, dec. 2017. 10.1016/j.procs.2017.11.106
MÁRQUEZ, H., DÍAZ, C.; MUÑOZ, R.; FUENTES, R. Evaluación de los niveles de comprensión lectora en Estudiantes universitários pertenecientes a lascarreras de Kinesiología y Nutrición y Dietética de La Universidad Andrés Bello, Concepción. Revista de Educación em Ciencias de La Salud, Madrid, v.13, n.2, p.154 - 160, jan. 2016. ISSN-e 0718-2414
NIELSEN, J. Website Reading: It (Sometimes) Does Happen. Nielsen Norman Group. 2013. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/website-reading. Acesso: 17 out. 2020
PROTOPSALTIS, A.; BOUKI, V. Towards a hypertext reading/comprehension model. Proceedings of the 23rd Annual International Conference on Design of Communication Documenting & Designing for Pervasive Information - SIGDOC ’05, 2005. P.159-166. Doi:10.1145/1085313.1085349
RABELLO, C.R.L; TAVARES, K. C. A. Redes sociais e aprendizagem no ensino superior: a perspectiva dos alunos sobre o uso do Facebook em uma disciplina de língua inglesa. VEREDAS - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, v. 20, p. 124-136, jan. 2016. ISSN: 1982-2243.
SPINILLO, A.G.; MAHON, E.R. "O que você acha que vai acontecer agora?" Um estudo sobre as inferências de previsão na compreensão de textos. Em NASCHOLD, A. C.; PEREIRA JR., A.; GUARESI, R.; PEREIRA, V. W.(Org.) Aprendizado da leitura e da escrita: A ciência em interface. Natal: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.p. 163-188.
WOLF, M. Reader, come home: the reading brain in a digital world. Editora Pinsky Ltda, 2018. 272p.
WOLF, M.; BARZILLAI, M. The importance of deep Reading. Educational leadership, Connecticut, v.66, n.6, p.32-37. 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.