Compreensão leitora em postagens de grupos de WhatsApp

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18837

Mots-clés :

Postagens em grupos de WhatsApp, Rede social, Níveis de compreensão leitora

Résumé

Este estudo almejou investigar comoos níveis de compreensão leitora são afetados pelos diferentes tipos de textos postados em grupos de WhatsApp. A pesquisa se fundamentou em autores como Day e Park (2005), Rabello e Tavares (2016) e Wolf (2018) entre outros. Trinta alunos de cursos superiores, entre 18 e 30 anos, participaram de grupos de WhatsApp em que leram e discutiram textos. O propósito era avaliar a compreensão nos seis níveis da taxonomia de Day e Park (2005) a partir dos comentários sobre os textos postados - literal, reorganização, inferencial, predição, avaliação e resposta pessoal. Os comentários tecidos acerca dos textos foram analisados como ‘pertinentes’, ‘tangenciais’ e ‘aleatórios. Detectamos que os níveis de compreensão leitora variaram em função do tipo de texto. Os textos mais curtos geraram maior quantidade de postagens. Os dados permitiram constatar um bom desempenho nos níveis de compreensão leitora dos participantes, acima de cinquenta porcento, exceto no nível de reorganização da informação. Os textos de Notícias Curtas (TNC), de Notícias Longas (TNL) e de Comunicação Interna (TCI) foram os que apresentaram maior quantidade de postagens pertinentes. Por sua vez, os tipos de textos que geraram maior quantidade de postagens tangenciais e aleatórias foram os textos de Notícias Falsas (TNF). Já os textos do tipo Meme e do Tipo Charge (TMC), talvez por serem muito curtos e divertidos, levaram os leitores a interagirem mais com as postagens dos colegas e afugirem das provocações realizadas pelo pesquisador.

Palavras-chave: Postagens em grupos de WhatsApp.  Rede social. Níveis de compreensão leitora.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Emerson Gonzaga dos Santos, Professor EBTT - Instituto Federal do Ceará

Graduou-se em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará (2009). Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2014). Tema da dissertação: Leitura de Textos Eletrônicos em Inglês / LE: um estudo exploratório via rastreamento ocular. É Doutor em  Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2014). Tema da tese: Comportamento Leitor e Processamento de Informação em Postagens de Grupos de WhatsApp. É professor de Língua Inglesa do Instituto Federal do Ceará (IFCE) desde de janeiro de 2016. Interessa-se por pesquisas nas áreas de leitura e ensino de línguas materna e estrangeiras.

Vládia Maria Cabral Borges, Membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC

Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1979). Possui mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1996); tema da dissertação: processamento de textos em inglês como língua estrangeira. Ph.D. em Educação com área de concentração em Ensino de Inglês como Segunda Língua pela Universidade de Rhode Island, EUA (2006); tema da tese: Ensino-aprendizagem de línguas mediado pelo computador. Foi professora do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará de 1994 a 2019, lecionando disciplinas de língua inglesa e aquelas ligadas à formação e treinamento de professores. Coordenou a Licenciatura em Letras Inglês pela UFC-UAB, de 2007 a 2011, e a Licenciatura Noturna em Letras Inglês, de 2009 a 2011. Exerceu o cargo de Diretora do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, de 2011 a 2019. Coordenou ainda o Programa Inglês sem Fronteiras no âmbito da UFC, de 2013 a 2018. Atualmente, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística ,pesquisando e orientando pesquisas nas áreas de: processamento textual; aquisição de segunda língua; metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; e ensino-aprendizagem de línguas mediado por computador.

Références

BRITO, R.M.; CARVALHO, M.A.F. Níveis de compreensão leitora em um livro didático de Língua Portuguesa: uma análise sobre perguntas de leitura. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 03, p. 45-64, set.-dez. 2021.http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p. 45-64

CARR, N. A geração superficial: o que a Internet está fazendo com nossos cérebros. radução de Mônica Gagliotti Fortunato Friaça. Rio de Janeiro: Agir, 2011. 312p. ISBN 978-85-220-1005-9.

DAY, R. R; PARK, J-S. Developing reading comprehension questions. Reading in a Foreign Language, Manoa, v.17, n. 1, p.60-73, apr.2005. ISSN 1539-0578

DUGGAN, G.B.; PAYNE, S.J. Skim reading by satisficing: evidence from eye tracking. In: 29th Annual CHI Conference on Conference on Human Factors in Computing Systems. Proceedings, New York, 2011. P.1141-1150. https://doi.org/10.1145/1978942.1979114

FIGUEIRA, Á; OLIVEIRA, L. The current state of fake news: challenges and opportunities. Procedia Computer Science, Amsterdã, v.121, p.817-825, dec. 2017. 10.1016/j.procs.2017.11.106

MÁRQUEZ, H., DÍAZ, C.; MUÑOZ, R.; FUENTES, R. Evaluación de los niveles de comprensión lectora en Estudiantes universitários pertenecientes a lascarreras de Kinesiología y Nutrición y Dietética de La Universidad Andrés Bello, Concepción. Revista de Educación em Ciencias de La Salud, Madrid, v.13, n.2, p.154 - 160, jan. 2016. ISSN-e 0718-2414

NIELSEN, J. Website Reading: It (Sometimes) Does Happen. Nielsen Norman Group. 2013. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/website-reading. Acesso: 17 out. 2020

PROTOPSALTIS, A.; BOUKI, V. Towards a hypertext reading/comprehension model. Proceedings of the 23rd Annual International Conference on Design of Communication Documenting & Designing for Pervasive Information - SIGDOC ’05, 2005. P.159-166. Doi:10.1145/1085313.1085349

RABELLO, C.R.L; TAVARES, K. C. A. Redes sociais e aprendizagem no ensino superior: a perspectiva dos alunos sobre o uso do Facebook em uma disciplina de língua inglesa. VEREDAS - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, v. 20, p. 124-136, jan. 2016. ISSN: 1982-2243.

SPINILLO, A.G.; MAHON, E.R. "O que você acha que vai acontecer agora?" Um estudo sobre as inferências de previsão na compreensão de textos. Em NASCHOLD, A. C.; PEREIRA JR., A.; GUARESI, R.; PEREIRA, V. W.(Org.) Aprendizado da leitura e da escrita: A ciência em interface. Natal: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.p. 163-188.

WOLF, M. Reader, come home: the reading brain in a digital world. Editora Pinsky Ltda, 2018. 272p.

WOLF, M.; BARZILLAI, M. The importance of deep Reading. Educational leadership, Connecticut, v.66, n.6, p.32-37. 2009.

Publié-e

2024-01-17

Comment citer

Gonzaga dos Santos, E., & Cabral Borges, V. M. . (2024). Compreensão leitora em postagens de grupos de WhatsApp. Signo, 49(94), 102-115. https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18837

Numéro

Rubrique

v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias