Compreensão leitora em postagens de grupos de WhatsApp
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18837Palavras-chave:
Postagens em grupos de WhatsApp, Rede social, Níveis de compreensão leitoraResumo
Este estudo almejou investigar comoos níveis de compreensão leitora são afetados pelos diferentes tipos de textos postados em grupos de WhatsApp. A pesquisa se fundamentou em autores como Day e Park (2005), Rabello e Tavares (2016) e Wolf (2018) entre outros. Trinta alunos de cursos superiores, entre 18 e 30 anos, participaram de grupos de WhatsApp em que leram e discutiram textos. O propósito era avaliar a compreensão nos seis níveis da taxonomia de Day e Park (2005) a partir dos comentários sobre os textos postados - literal, reorganização, inferencial, predição, avaliação e resposta pessoal. Os comentários tecidos acerca dos textos foram analisados como ‘pertinentes’, ‘tangenciais’ e ‘aleatórios. Detectamos que os níveis de compreensão leitora variaram em função do tipo de texto. Os textos mais curtos geraram maior quantidade de postagens. Os dados permitiram constatar um bom desempenho nos níveis de compreensão leitora dos participantes, acima de cinquenta porcento, exceto no nível de reorganização da informação. Os textos de Notícias Curtas (TNC), de Notícias Longas (TNL) e de Comunicação Interna (TCI) foram os que apresentaram maior quantidade de postagens pertinentes. Por sua vez, os tipos de textos que geraram maior quantidade de postagens tangenciais e aleatórias foram os textos de Notícias Falsas (TNF). Já os textos do tipo Meme e do Tipo Charge (TMC), talvez por serem muito curtos e divertidos, levaram os leitores a interagirem mais com as postagens dos colegas e afugirem das provocações realizadas pelo pesquisador.
Palavras-chave: Postagens em grupos de WhatsApp. Rede social. Níveis de compreensão leitora.
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