Leitura compartilhada de crianças com transtorno do espectro autista: revisão sistemática no contexto brasileiro

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19379

Mots-clés :

Leitura compartilhada, Transtorno do Espectro Autista, Desenvolvimento linguístico, Revisão Sistemática

Résumé

Este estudo revisou sistematicamente estudos brasileiros sobre a prática de leitura compartilhada de histórias em crianças com transtorno do espectro autista (TEA), nos últimos 5 anos.  Os artigos revisados por pares que relataram contribuições e características procedimentais e de resultados para o desenvolvimento linguístico foram analisados. Após a triagem, seis estudos preencheram os critérios de inclusão para esta revisão. Nesses, concentram-se em sua maioria estudo de intervenção em diferentes contextos (escolar e clínico), as instruções de leitura compartilhada baseadas no RECALL. Limitações quanto a transparência quanto ao tipo, tempo das sessões e materiais utilizados dos estudos são apresentadas. São discutidas as implicações da leitura compartilhada para o desenvolvimento de habilidades linguísticas nesta população.

 

Palavras-chave: Leitura compartilhada; TEA; Revisão Sistemática. 

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Rafael Rossi de Sousa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo PPGE PUC-Rio. Mestre em Psicologia. Pedagogo.

Silvia Brilhante Guimarães, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Psicóloga, Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ.

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Publié-e

2024-09-30

Comment citer

Rossi de Sousa, R., & Brilhante Guimarães, S. (2024). Leitura compartilhada de crianças com transtorno do espectro autista: revisão sistemática no contexto brasileiro. Signo, 49(96), 75-90. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19379

Numéro

Rubrique

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e