Leitura compartilhada de crianças com transtorno do espectro autista: revisão sistemática no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19379Palavras-chave:
Leitura compartilhada, Transtorno do Espectro Autista, Desenvolvimento linguístico, Revisão SistemáticaResumo
Este estudo revisou sistematicamente estudos brasileiros sobre a prática de leitura compartilhada de histórias em crianças com transtorno do espectro autista (TEA), nos últimos 5 anos. Os artigos revisados por pares que relataram contribuições e características procedimentais e de resultados para o desenvolvimento linguístico foram analisados. Após a triagem, seis estudos preencheram os critérios de inclusão para esta revisão. Nesses, concentram-se em sua maioria estudo de intervenção em diferentes contextos (escolar e clínico), as instruções de leitura compartilhada baseadas no RECALL. Limitações quanto a transparência quanto ao tipo, tempo das sessões e materiais utilizados dos estudos são apresentadas. São discutidas as implicações da leitura compartilhada para o desenvolvimento de habilidades linguísticas nesta população.
Palavras-chave: Leitura compartilhada; TEA; Revisão Sistemática.
Downloads
Referências
American Psychiatric Association, DSM-5 Task Force. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5™ (5th ed.). American Psychiatric Publishing, Inc. https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596
Bailey, B., Arciuli, J. (2020). Reading Instruction for Children with Autism Spectrum Disorders: A Systematic Review and Quality Analysis. Rev J Autism Dev Disord. 7, 127–150. https://doi.org/10.1007/s40489-019-00185-8
Balog, L. G. C., Benitez, P., Costa, A. R. A., & Domeniconi, C. (2024). Shared reading: Interaction between parents and children in a natural setting. Estudos De Psicologia (Campinas), 41. https://doi.org/10.1590/1982-0275202441e210015
Baron-Cohen; Leslie, A. M.; Frith, U. (1985). Does the autistic child have a 'theory of mind'? Cognition, 21, 37-46, 1985.
Batista, J. C., Mota, M.M.P.E. (2022). Does shared reading between parents and children affect the development of emerging literacy? Trends in Psychology, 1-11. https://doi.org/10.1007/s43076-021-00070-6
Battistello, V. C. M., Elicker, A. T.., Volmer, L., & Martins, R. L. (2020). A contação de histórias para crianças autistas. Letras De Hoje, 55(3), e36496. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.3.36496
Bean, A.F., Perez, B.I., Dynia, J.M., Kaderavek, J.N., & Justice, L.M. (2020). Book-Reading Engagement in Children with Autism and Language Impairment: Associations with Emergent-Literacy Skills. J Autism Dev Disord. 50(3), 1018-1030. https://doi:10.1007/s10803-019-04306-4
Beckerson M., Paisley C., Murdaugh D., Holm H., Lemelman A., Spencer A., O'Kelley S., Kana R. (2024). Reading comprehension improvement in autism. Front Psychiatry. 18. https://doi:10.3389/fpsyt.2024.1292018
Biggs E.E., Arserio A.P., Robison S.E., Ross M.E. (2023). Home Literacy Environment and Interventions for Children With Intellectual and Developmental Disabilities: A Scoping Review. J Speech Lang Hear Res. 66(6), 2118-2140. https://doi:10.1044/2023_JSLHR-22-00334
Blewitt, P., & Langan, R. (2016). Learning words during shared book reading: The role of extratextual talk designed to increase child engagement. Journal of Experimental Child Psychology, 150, 404-410. http://dx.doi.org/10.1016/j.jecp.2016.06.009
Booth, R., & Happé, F. (2010). “Hunting with a knife and… fork”: Examining central coherence in autism, attention deficit/hyperactivity disorder, and typical development with a linguistic task. Journal of Experimental Child Psychology, 107(4), 377-393. https://doi.org/10.1016/j.jecp.2010.06.003
Boyle, S. A., McNaughton, D., & Chapin, S. E. (2019). Effects of Shared Reading on the Early Language and Literacy Skills of Children With Autism Spectrum Disorders: A Systematic Review. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, 34(4), 205-214. https://doi.org/10.1177/1088357619838276
Bosa, C. (2002). Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo. Psicologia: Reflexão E Crítica, 15(1), 77–88. https://doi.org/10.1590/S0102-79722002000100010
Brasil (2023). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2023: Resumo Técnico. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2023.pdf
Caldas, R. C. S., & Flores, E. P. (2020). Leitura Dialógica: Efeitos Sobre a Atenção Conjunta em Crianças Autistas. Acta Comportamentalia: Revista Latina De Análisis Del Comportamiento, 28(3). https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/76771
Davidson M.M., Kaushanskaya M., Ellis Weismer S. (2018). Reading Comprehension in Children With and Without ASD: The Role of Word Reading, Oral Language, and Working Memory. J Autism Dev Disord. 48(10), 3524-3541. https://doi:10.1007/s10803-018-3617-7
Davidson M.M., Ellis Weismer S. (2017). Reading comprehension of ambiguous sentences by school-age children with autism spectrum disorder. Autism Res. 10(12), 2002-2022. https://doi:10.1002/aur.1850
Eigsti, I.-M., de Marchena, A. B., Schuh, J. M., & Kelley, E. (2011). Language acquisition in autism spectrum disorders: A developmental review. Research in Autism Spectrum Disorders, 5(2), 681–691. https://doi.org/10.1016/j.rasd.2010.09.001
Fleury V.P., Whalon K., Gilmore C., Wang X., Marks R. Building Comprehension Skills of Young Children With Autism One Storybook at a Time. Lang Speech Hear Serv Sch. 52(1), 153-164. https://doi:10.1044/2020_LSHSS-20-00026
Fleury, V. P., & Schwartz, I. S. (2017). A Modified Dialogic Reading Intervention for Preschool Children With Autism Spectrum Disorder. Topics in Early Childhood Special Education. 37(1), 16-28. https://doi.org/10.1177/0271121416637597
Fleury, V. P., & Ford, A. L. B. (2021). Shared Reading Extratextual Talk With Children With Autism Who Have Spontaneous Speech. The Journal of Special Education, 55(1), 23-33. https://doi.org/10.1177/0022466920926165
Galvão, T. F., Tiguman, G. M. B., & Sarkis-Onofre, R. (2022). A declaração PRISMA 2020 em português: recomendações atualizadas para o relato de revisões sistemáticas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 31(2). https://dx.doi.org/10.1590/ss2237-9622202200011
Gasamis, C., Sanders, E., Hudson, R. F., & Chiou, M. (2023). Adult Talk During Book Reading for Preschoolers With ASD: Links With Literacy Outcomes. Remedial and Special Education, 44(3). https://doi.org/10.1177/07419325221105514
Grygas Coogle, C., Floyd, K. K., & Rahn, N. L. (2018). Dialogic Reading and Adapted Dialogic Reading With Preschoolers With Autism Spectrum Disorder. Journal of Early Intervention, 40(4), 363-379. https://doi.org/10.1177/1053815118797887
Hall, A. H., Gao, Q., Guo, Y., & Xie, Y. (2023). Examining the effects of kindergarten writing instruction on emergent literacy skills: a systematic review of the literature. Early Child Development and Care, 193(3), 334–346. https://doi.org/10.1080/03004430.2022.2090932
Hume K, Steinbrenner JR, Odom SL, Morin KL, Nowell SW, Tomaszewski B, Szendrey S, McIntyre NS, Yücesoy-Özkan S, Savage MN. (2021). Evidence-Based Practices for Children, Youth, and Young Adults with Autism: Third Generation Review. J Autism Dev Disord. 51(11):4013-4032. https:doi:10.1007/s10803-020-04844-2
Justice, L. M., Logan, J. A. R., Işıtan, S., & Saçkes, M. (2016). The home-literacy environment of young children with disabilities. Early Childhood Research Quarterly, 37,131–139. https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2016.05.002
Kluth, P. & Chandler-Olcott, K. (2008). A land we can share: Teaching literacy to students with autism. Paul Brookes.
Livingston, L. A., Shah, P., Milner, V., & Happé, F. (2020). Quantifying compensatory strategies in adults with and without diagnosed autism. Molecular autism, 11(15), 1-10. https://doi.org/10.1186/s13229-019-0308-y
Matos, D.C. de, Araújo, C.X. de, & Matos, P.G.S. de. (2021). Comparação de procedimentos de ensino para contar histórias e responder perguntas em crianças autistas. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 10 (3). https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13362
Miilher, L. P., & Fernandes, F. D. M. (2013). Considerando a responsividade: uma proposta de análise pragmática no espectro do autismo. Codas, 25(1), 70–75. https://www.scielo.br/j/codas/a/MHPwfwYDWnkX58n9DwdCwSp/
Mota, M.M.P.E. (2009). A pesquisa intervenção no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. In L. Castro & V. Besset (Orgs.), Pesquisa Intervenção na Infância e Juventude (pp. 269-274). Nau.
Mota, M. M. P. E. (2014). Home literacy e alfabetização: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia Argumento, 32(78), 109–115. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO06
Noble, C., Sala, G., Peter, M., Lingwood, J., Rowland, C. F., Gobet, F., & Pine, J. (2019). The Impact of Shared Book Reading on Children’s Language Skills: A Meta-Analysis. Educational Research Review, 28. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2019.100290
Oliveira, E. K. S. S., & Oliveira, J. P. de. (2024). Engajamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em atividades de produção de histórias. Revista Educação Especial, 37(1), e7/1–35. https://doi.org/10.5902/1984686X83702
Oliveira, J. P. & Braga, T. M. S. (2012). PRONARRAR: Programa de intervenção metatextual: apoio para escolares com atraso no processo de alfabetização. CRV.
Oliveira, J. P. (2019). Novo PRONARRAR. Suporte estruturado para a emergência e o Desenvolvimento de Histórias Infantis. CRV.
Palinha, K. M., & Mota, M.M.P.E.da. (2019). O Papel da Home Literacy e da Educação Infantil no Desenvolvimento dos Precursores da Alfabetização. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(3), 704-717. https://doi.org/10.12957/epp.2019.46911
Pardo-Patiño, K. V., Cuervo, L. C., & Villanueva-Bonilla, C. (2023). Intervenciones Cognitivas, Emocionales Y Educativas Para Niños En Primera Infancia. Revisión Sistemática. Revista Ecuatoriana de Neurología, 32(2), 86-97. https://doi.org/10.46997/revecuatneurol32200086
Pillinger, C., & Vardy, E. J. (2022) The story so far: A systematic review of the dialogic reading literature. Journal of Research in Reading, 45, 533–548. https://doi.org/10.1111/1467-9817.12407
Pereira, A. E., Gabriel, R., & Justice, L. M. (2019). O Papel da Formulação de Questões Durante a Leitura Compartilhada de Livros na Educação Infantil. Ilha Do Desterro, 72(3), 201–221. https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p2
Pinto, P., & Lopes, J. A. (2016). Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(4). https://doi.org/10.1590/0102.3772e324210
Ribeiro, C. F., Mecca, T. P., Brito, G. R., & Seabra, A. G. (2021). Reconhecimento de Palavras, Fluência e Compreensão de Leitura em Alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Brasileira De Educação Especial, 27. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0050
Ricketts J., Jones CG, Happé F., Charman T. (2013). Reading comprehension in autism spectrum disorders: The role of oral language and social functioning. Journal of Autism and Developmental Disorders, 43, 807–816.
Sampaio, R. & Mancini, M. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, 11(1), 83-89. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=235016477013
Silva, S. P. N., Walter, C. C. de F., & Nunes, L. R. d’Oliveira de P. (2019). Avaliação dos efeitos de um programa de leitura e comunicação para crianças com autismo. Revista Educação Especial, 32, e120/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X40898
Silva, Stefhanny Paulimineytrick Nascimento. (2018). PROLECA: Programa de Leitura e Comunicação para crianças com autismo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.
Tomasello, M. (2003). Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. (C. Berliner, Trad.). Martins Fontes.
Towsen, J., Gallagher, P., & Bingham, G. (2016). Dialogic reading: Language and preliteracy outcomes for young children with disabilities. Journal of Early Intervention, 38(4), 230–246. https://doi.org/10.1177/1053815116668643
Walter, E. C., & Nunes, D. R. de P. (2020). Avaliação da eficácia de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. ETD - Educação Temática Digital, 22(1), 27–49. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655410
Westerveld, M. F., Trembath, D., Shellshear, L., & Paynter, J. (2016). A Systematic Review of the Literature on Emergent Literacy Skills of Preschool Children With Autism Spectrum Disorder. The Journal of Special Education, 50(1), 37-48. https://doi.org/10.1177/0022466915613593
Westerveld, M. F., Wicks, R., & Paynter, J. (2021). Investigating the effectiveness of parent-implemented shared book reading intervention for preschoolers with ASD. Child Language Teaching and Therapy, 37(2), 149-162. https://doi.org/10.1177/0265659021995522
Whalon, K., Delano, M., & Hanline, M. F. (2013). A Rationale and Strategy for Adapting Dialogic Reading for Children With Autism Spectrum Disorder: RECALL. Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth, 57(2), 93-101. https://doi.org/10.1080/1045988X.2012.672347
Whalon K. (2018). Enhancing the Reading Development of Learners with Autism Spectrum Disorder. Semin Speech Lang, 39(2), 144-157. https://doi:10.1055/s-0038-1628366
What Works Clearinghouse. (2007). Dialogic reading: Early childhood education. http://ies.ed.gov/ncee/wwc/interventionreport.aspx?sid=135
Whitehurst, G. J., Falco, F. L., Lonigan, C. J., Fischel, J. E., DeBaryshe, B. D., Valdez-Menchaca, M. C., & Caulfield, M. (1988). Accelerating language development through picture book reading. Developmental Psychology, 24(4), 552–559. https://doi.org/10.1037/0012-1649.24.4.552
Zevenbergen, A. A., Whitehurst, G. J., & Zevenbergen, J. A. (2003). Effects of a shared-reading intervention on the inclusion of evaluative devices in narratives of children from low-income families. Journal of Applied Developmental Psychology, 24(1), 1–15. https://doi.org/10.1016/S0193-3973(03)00021-2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.