Concepções de leitor, de leitura e de literatura no conto machadiano “Miss Dollar”
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2886Résumé
A partir da segunda metade do século passado, há uma mudança de paradigma nos estudos de Teoria Literária. Surge a Estética da Recepção, preconizada por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, que atribui ao leitor a coconstrução do texto literário juntamente com o autor. Assim, ocorre uma grande modificação de foco na legitimação da literatura, uma vez que ele migra do texto para o leitor. Observando-se as narrativas de Machado de Assis, pode-se perceber que elas são propícias à aplicação desse referencial teórico, pois convocam constantemente o leitor. Com base no que foi exposto acima, o presente trabalho centra-se na análise do conto “Miss Dollar”, de Machado de Assis. O enfoque da pesquisa é a emergência de questões ligadas ao leitor, à leitura e à literatura, fundamentadas na análise na Estética da Recepção. O trabalho é composto de duas etapas: revisão e identificação de fontes bibliográficas no que tange à questão da leitura; análise do processo de representação do leitor, da leitura e da literatura no conto citado.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.