Sucesso em concursos públicos: um estudo sobre memórias e práticas de leitura em sujeitos que ingressaram na carreira pública federal

Auteurs-es

  • Rita Signor

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4184

Résumé

O objetivo deste estudo é traçar o perfil leitor de vinte sujeitos que ingressaram na carreira pública federal por meio de aprovação em concursos muito concorridos. Os dados foram gerados por meio de questionário com perguntas discursivas dirigidas para a investigação das memórias (GUEDES-PINTO, 1995) e práticas de leitura desses sujeitos. As bases que orientaram a análise foram Galvão (2004), Lahire (2008), Barton, Hamilton e Ivanic (2000), Kleiman (1995) e Street (1993;1995). Os resultados sugerem configurações de perfis “esperadas” em relação às trajetórias de leitura. Contudo, o percurso leitor de um dos sujeitos revelou uma configuração, que distante das influências familiares e escolares, colocou em evidência outras formas de mediação que foram determinantes para que o sujeito chegasse à elite escolarizada.

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Biographie de l'auteur-e

Rita Signor

Fonoaudióloga. Mestre em Linguística e doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista do CNPq.

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Publié-e

2013-03-18

Comment citer

Signor, R. (2013). Sucesso em concursos públicos: um estudo sobre memórias e práticas de leitura em sujeitos que ingressaram na carreira pública federal. Signo, 38, 164-183. https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4184

Numéro

Rubrique

Especial - A leitura sob um viés social e cognitivo