Sucesso em concursos públicos: um estudo sobre memórias e práticas de leitura em sujeitos que ingressaram na carreira pública federal
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4184Résumé
O objetivo deste estudo é traçar o perfil leitor de vinte sujeitos que ingressaram na carreira pública federal por meio de aprovação em concursos muito concorridos. Os dados foram gerados por meio de questionário com perguntas discursivas dirigidas para a investigação das memórias (GUEDES-PINTO, 1995) e práticas de leitura desses sujeitos. As bases que orientaram a análise foram Galvão (2004), Lahire (2008), Barton, Hamilton e Ivanic (2000), Kleiman (1995) e Street (1993;1995). Os resultados sugerem configurações de perfis “esperadas” em relação às trajetórias de leitura. Contudo, o percurso leitor de um dos sujeitos revelou uma configuração, que distante das influências familiares e escolares, colocou em evidência outras formas de mediação que foram determinantes para que o sujeito chegasse à elite escolarizada.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.