Literatura: um estudo de caso da leitura dos clássicos brasileiros no Ensino Médio

Autores

  • Eliza da Silva Martins Peron Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
  • Emílio Davi Sampaio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.11672

Palavras-chave:

Leitura. Literatura. Clássicos brasileiros. Estudo de caso.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas localizadas no município de Dourados - MS sobre a leitura dos romances clássicos. Com o objetivo de preservarmos a identidade das instituições, denominamos as escolas como A e B, sendo que a escola A pertence à rede pública de ensino e a escola B à rede privada. Como método de investigação, aplicamos questionários com questões fechadas e abertas aos alunos do terceiro ano do ensino médio. Este material nos permitiu uma abordagem da situação atual da leitura dos romances clássicos. A partir desses dados e, pautados em alguns estudiosos do tema, foi possível descrever a realidade de forma ampla a fim de evidenciar o que esses jovens leitores, estudantes do ensino médio, têm a nos dizer, sobre suas leituras ou não leituras dos romances clássicos brasileiros.

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Biografia do Autor

Eliza da Silva Martins Peron, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Mestre e Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPTL. Técnica de Nível Superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS/Nova Andradina. Membro de grupos de pesquisa.

Emílio Davi Sampaio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Docente efetivo do curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Leciona também na pós-graduação.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

Peron, E. da S. M., & Sampaio, E. D. (2018). Literatura: um estudo de caso da leitura dos clássicos brasileiros no Ensino Médio. Signo, 43(78), 102-113. https://doi.org/10.17058/signo.v43i78.11672

Edição

Seção

Literatura e Educação: perspectivas e tendências contemporâneas