O papel dos estudos sobre crenças na formação do professor de LE

Autores

  • Carla Pereira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v35i0.1342

Palavras-chave:

lugares, discursos de posse, ethos prévio, ethos discursivo

Resumo

Fazendo uso de recursos retóricos Lula apóia os textos de seus dois pronunciamentos presidenciais (2003 e 2007) principalmente em “lugares” como o do “novo”, da “pessoa” e da “qualidade”. Em cada um deles há a utilização do ethos prévio que, somado à idéia do uso dos “lugares”, bem como ao recurso do pathos reelabora a imagem atual sobre si próprio e produz o ethos discursivo final que tem como objetivo o convencimento da platéia por meio do despertar da credibilidade. A novidade desse estudo está em concluir que discursos tão díspares como o de FHC e o de Lula não se mostram analiticamente divergentes, já que suas construções se baseiam em características comuns como o excesso de substantivação abstrata. O que os torna aparentemente diferentes é o trabalho com os temas atuais que, em conjunto com o ethos prévio ao orador, resulta numa abordagem remodelada e atual.

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Publicado

2010-01-18

Como Citar

Oliveira, C. P. de. (2010). O papel dos estudos sobre crenças na formação do professor de LE. Signo, 35, 224-241. https://doi.org/10.17058/signo.v35i0.1342