“O cinema é 24 vezes/ a verdade por segundo”: considerações sobre imagem e tempo na poesia de Marília Garcia

Autores

  • Mariane Rocha Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.20042

Palavras-chave:

Marília Garcia, Cinema, Tempo

Resumo

Este artigo busca identificar como as imagens contribuem na elaboração e apreensão do tempo presente construída na lírica de Marília Garcia. Para isso, discutimos os poemas "Classificação da secura" de 20 poemas para o seu walkman (2007), "pelos grandes bulevares" de Câmera lenta (2017) e "parque das ruínas" de parque das ruínas (2018). As análises mostram como a poeta apropria em sua poética os conceitos cinematográficos de “câmera lenta” e de “fast forwarding”, atentando, especialmente, para o modo como eles são utilizados na tematização do espaço estrangeiro. As considerações finais indicam que o trânsito constante presente na poética de Garcia tem seu duplo nas imagens em movimento — para apreender, no texto poético, a vida nos espaços para os quais se desloca, a poeta desdobra suas reflexões na instância do cinematográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Editora do Unochapecó, 2009.

AUMONT, Jacques. A imagem. Trad. Estela dos Santos Abreu, Cláudio Santoro. Campinas: Papirus, 2012.

FRIAS, Joana. O corpo em câmera lenta caindo (depois do filme fez um poema). In: ROWLAND, Clara; BERTOLO, José (org). A escrita do cinema: ensaios. Lisboa: Documenta, 2015.

GARCIA, Marília. 20 poemas para o seu walkman. São Paulo: Cosac Naify; Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

GARCIA, Marília. Câmera Lenta. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

GARCIA, Marília. parque das ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

PEDROSA, Celia. A poesia e a prosa do mundo. Gragoatá, Niterói, n. 28, 2010.

Downloads

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Rocha, M. (2025). “O cinema é 24 vezes/ a verdade por segundo”: considerações sobre imagem e tempo na poesia de Marília Garcia. Signo, 50(97), 56-64. https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.20042