Entretecendo conhecimentos: leitura e intertextualidade em foco nas aulas de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2974Palavras-chave:
Ensino de língua materna. Processamento da leitura. Intertextualidade.Resumo
Este artigo, fruto de reflexões surgidas mediante dificuldades de interpretação de textos apresentadas por alunos em aula, tem como objetivo principal destacar a importância de trabalhar a leitura de diferentes gêneros textuais nas aulas de língua materna e, a partir deles, explorar/ensinar a intertextualidade, auxiliando os alunos na compreensão das inter-relações explícitas e/ou implícitas que se estabelecem entre textos/discursos. Nele também se apontam alguns exemplos de trabalhos que podem ser desenvolvidos nessa perspectiva.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.