É dia de fazer feira na Universidade: análise do perfil do consumidor da Polifeira
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14124Palavras-chave:
Feira livre. Perfil do Consumidor. Agricultores Feirantes. Polifeira.Resumo
Este artigo tem como objetivo avaliar o perfil do consumidor da feira livre denominada Polifeira do Agricultor que ocorre no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa de caráter exploratório-descritivo foi pautada em análises estatísticas com resultados quantitativos, advindos de 105 questionários estruturados aplicados com os consumidores da feira, em outubro de 2017. Como resultado observou-se, quanto ao perfil dos consumidores um número significativo de jovens (31%), público que comumente não frequenta feiras livres. As respostas quanto à satisfação média dos consumidores, independentemente do tipo de vínculo com a UFSM, não apresentaram diferenças estatisticamente significativas em relação às características de infraestrutura da feira. Em relação à satisfação dos consumidores, a partir de quinze quesitos avaliados verificou-se que a feira corresponde às expectativas dos consumidores. O maior grau de satisfação se dá pela localização, atendimento, frescor dos produtos e confiança. O menor grau de satisfação foi atribuído à baixa variedade de produtos, seguida da restrita disponibilidade de lixeiras. Quanto à relação entre o hábito alimentar e o grau de satisfação dos consumidores verificou-se que não há diferença estatisticamente significativa entre a satisfação média dos consumidores onívoros, vegetarianos e veganos. Apenas a avaliação da utilização de touca e avental mostrou-se estatisticamente diferente entre os tipos.Downloads
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Publicado
2019-09-03
Como Citar
Specht, S., Blume, R., Ende, M. V., & Souza, M. T. M. (2019). É dia de fazer feira na Universidade: análise do perfil do consumidor da Polifeira. Redes, 24(3), 183-197. https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14124
Edição
Seção
As (re)configurações rurais e urbanas na alimentação e a perspectiva territorial