É dia de fazer feira na Universidade: análise do perfil do consumidor da Polifeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14124

Palavras-chave:

Feira livre. Perfil do Consumidor. Agricultores Feirantes. Polifeira.

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar o perfil do consumidor da feira livre denominada Polifeira do Agricultor que ocorre no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa de caráter exploratório-descritivo foi pautada em análises estatísticas com resultados quantitativos, advindos de 105 questionários estruturados aplicados com os consumidores da feira, em outubro de 2017. Como resultado observou-se, quanto ao perfil dos consumidores um número significativo de jovens (31%), público que comumente não frequenta feiras livres. As respostas quanto à satisfação média dos consumidores, independentemente do tipo de vínculo com a UFSM, não apresentaram diferenças estatisticamente significativas em relação às características de infraestrutura da feira. Em relação à satisfação dos consumidores, a partir de quinze quesitos avaliados verificou-se que a feira corresponde às expectativas dos consumidores. O maior grau de satisfação se dá pela localização, atendimento, frescor dos produtos e confiança. O menor grau de satisfação foi atribuído à baixa variedade de produtos, seguida da restrita disponibilidade de lixeiras. Quanto à relação entre o hábito alimentar e o grau de satisfação dos consumidores verificou-se que não há diferença estatisticamente significativa entre a satisfação média dos consumidores onívoros, vegetarianos e veganos. Apenas a avaliação da utilização de touca e avental mostrou-se estatisticamente diferente entre os tipos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzimary Specht, Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Licenciada em Geografia. Especialista em Educação Ambiental. Mestre em Geografia. Doutora em Desenvolvimento Rural. Professora Adjunta no Curso de Gestão Ambiental

Roni Blume, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Bacharel e Licenciado em Geografia. Mestre em Desenvolvimento Rural. Doutor em Agronegócio. Professor associado nos Cursos de Gestão Ambiental, Gestão em Cooperativas, e Agronegócio

Marta Von Ende, Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Bacharel em Administração. Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa. Mestre e Doutora em Administração. Professora adjunta no Colégio Politécnico da UFSM. Docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM (PPGA/UFSM).

Mylla Trisha Mello Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Graduanda em Engenharia Florestal – UFSM. Bolsista desde 2017, do projeto de extensão: Polifeira UFSM, do Grupo de Pesquisa GIPAG (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas) - UFSM.

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Specht, S., Blume, R., Ende, M. V., & Souza, M. T. M. (2019). É dia de fazer feira na Universidade: análise do perfil do consumidor da Polifeira. Redes, 24(3), 183-197. https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14124

Edição

Seção

As (re)configurações rurais e urbanas na alimentação e a perspectiva territorial