A construção da pesquisa interdisciplinar: desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15036

Palavras-chave:

Pesquisa Interdisciplinar. Desenvolvimento Territorial. Sustentável. Organização Curricular.

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre os desafios e perspectivas relacionados com a primeira fase da construção da investigação interdisciplinar, uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná - Brasil (PPGDTS/UFPR), que visa diagnosticar e identificar o problema da investigação. Esta disciplina cumpre os objetivos do Programa e visa fundamentalmente promover, através de uma perspectiva interdisciplinar, o diálogo com abordagens teóricas e metodológicas que articulem as ciências naturais e sociais e considerem a diversidade, complexidade, conhecimento local e diferentes meios de subsistência na análise da realidade. O exercício interdisciplinar proposto exige a formação de uma nova perspectiva da realidade, formada pelo diálogo entre diferentes áreas e formas de conhecimento; um olhar que, aberto a novas possibilidades, regressa ao território e ao desenvolvimento sustentável. O objetivo da primeira fase da investigação interdisciplinar foi alcançado no que diz respeito ao diagnóstico territorial e à identificação / construção de problemas de investigação. O trabalho de observação e diagnóstico construído coletivamente permitiu a cada estudante individual exercer reflexividade, amadurecendo o seu objeto de investigação; não obviamente no mesmo território, mas no âmbito do tema do Desenvolvimento Territorial Sustentável.

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Biografia do Autor

Luiz Everson da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professor do Quadro permanente do programa de pós-graduação em desenvolvimento territorial sustentável

Marisete Teresinha Hoffmann Horochovski, UFPR

É professora da Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral), atuando no curso de graduação em Administração Pública, no Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS/UFPR) e no Mestrado Profissional em Sociologia (Profsocio/UFPR). Pesquisa temas relacionados à sociologia da saúde, envelhecimento e morte e, mais recentemente, políticas públicas.

Marcia Regina Ferreira, UFPR

Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Desenvolvimento Rural Sustentável. Atualmente é professora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT/UFPR- Curitiba), também é pesquisadora e coordenadora da linha de pesquisa "Políticas Públicas e Sustentabilidade" do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Experiência na área de Gestão em socioeconomia e Educação na complexidade, trabalha com temas como: empreendedorismo, agroecologia, saberes locais, cooperativismo da agricultura familiar, economia social, inovação social, democracia econômica, decolonialidade e gestão pública.

Adriana Lucinda de Oliveira, UFPR

Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e educação, políticas públicas e conselhos da comunidade

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

da Silva, L. E., Horochovski, M. T. H., Ferreira, M. R., & de Oliveira, A. L. (2020). A construção da pesquisa interdisciplinar: desafios e perspectivas. Redes, 25, 2477-2493. https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15036

Edição

Seção

Artigos