Agroindústrias rurais familiares (ARFs) como estratégia de reprodução socioeconômica da agricultura familiar nos municípios de Santo Augusto e Campo Novo - RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14125

Palavras-chave:

Agroindustrialização. Desenvolvimento Local. Estratégias. Agregação de Valor.

Resumo

As agroindústrias rurais familiares (ARFs) têm se tornado uma importante estratégia de reprodução socioeconômica na agricultura familiar. Assim, o objetivo deste artigo é analisar – em um caso específico - a importância dos processos de agroindustrialização nas propriedades rurais que transformam parcialmente/totalmente a matéria-prima, buscando responder: qual é a importância dos processos de agroindustrialização nas propriedades rurais? Como as ARFs promovem a reprodução socioeconômica da unidade familiar? A revisão bibliográfica parte das discussões em torno da reprodução socioeconômica da agricultura familiar, das ARFs, aqui tidas como uma estratégia de reprodução das famílias e as contribuições que estas trazem ao contexto de desenvolvimento rural. O contexto empírico de pesquisa envolveu os municípios de Santo Augusto e Campo Novo/RS no período de dezembro de 2017. A metodologia consistiu em um estudo de caso com quatro ARFs definidas como agroindústria A (processadora de melado), agroindústria B (de embutidos), agroindústria C (de mandioca) e agroindústria D (de panificados). Os resultados demonstraram que as ARFs surgem como novas práticas de desenvolvimento rural, na medida em que garantem a permanência das famílias no campo, principalmente jovens e mulheres. É utilizada pelos agricultores como uma estratégia de renda complementar, agregação de valor aos produtos e diversificação por meio de atividades pluriativas, na busca por maior qualidade de vida da família. As ARFs também contribuem diretamente com o desenvolvimento socioeconômico local, preservando a cultura e as tradições, uma vez que seus produtos são comercializados no município, como em supermercados, escolas, feiras, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosani Marisa Spanevello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, Palmeira das Missões, RS.

Doutora em Desenvolvimento Rural pela UFRGS, mestre em Extensão Rural pela UFSM e graduada em Agronomia pela UFSM. Professora do curso de Zootecnia e do programa de pós-graduação em Agronegócios, UFSM, campus Palmeira das Missões.

Luana Cristina Duarte, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, Palmeira das Missões, RS.

Tecnóloga em Agronegócio pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto, especialista em Espaços Alternativos do Ensino e Aprendizagem pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto, mestranda em Agronegócios (UFSM), campus Palmeira das Missões.

Catia Letícia Corrêa Schneider, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, Palmeira das Missões, RS.

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestranda do programa de pós-graduação em Agronegócios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões.

Sinara Pizzi Martins, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, Palmeira das Missões, RS.

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Licenciada em Matemática – UNINTER, mestranda do programa de pós-graduação em Agronegócios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões.

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Spanevello, R. M., Duarte, L. C., Schneider, C. L. C., & Martins, S. P. (2019). Agroindústrias rurais familiares (ARFs) como estratégia de reprodução socioeconômica da agricultura familiar nos municípios de Santo Augusto e Campo Novo - RS. Redes, 24(3), 198-216. https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14125

Edição

Seção

As (re)configurações rurais e urbanas na alimentação e a perspectiva territorial