A formação da identidade de classe de agricultores familiares: uma articulação teórica entre o consumo de mídia e a participação no movimento social de Economia Solidária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.15747

Palavras-chave:

Agricultura Familiar. Classe Social. Consumo de Mídia. Economia Solidária.

Resumo

Este artigo discute, teoricamente, as relações entre a participação de agricultores familiares no movimento social de Economia Solidária e a formação da identidade de classe, assim como o papel da mídia na (des) legitimação das identidades. O tema da mobilização, através de uma ação coletiva em um movimento social, permite observar com mais clareza o processo de identificação com a classe social a partir das interações com os meios tradicionais de comunicação e as novas tecnologias. Como eixo teórico, são usados os estudos culturais britânicos e latino-americanos, e é feita uma combinação entre a sociologia da reprodução de Pierre Bourdieu e as mediações comunicativas da cultura, de Jesús-Martín-Barbero: o primeiro, por suas contribuições ao estudo de classe social; o segundo, por tratar a mídia como questão de cultura e de reconhecimento social. Na argumentação teórica, afirma-se que o posicionamento crítico do movimento acerca dos modos de trabalho e consumo na sociedade capitalista tende a resultar em interpretações negociadas das representações da mídia hegemônica acerca da agricultura familiar. O papel da Economia Solidária na manutenção e sobrevivência econômica da agricultura familiar não é suficiente para permitir a conscientização acerca da subalternidade de classe comungada com outras frações da classe trabalhadora rural. O afã de reconhecimento social e midiático aparta a agricultura familiar do reconhecimento com os demais trabalhadores.

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Biografia do Autor

Veneza Mayora Ronsini, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Professora Titular do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pesquisadora PQ2 do CNPq. Membro do projeto Informação e Tecnologia do Programa Institucional de Internacionalização UFSM/Capes PrInt. Coordenadora do grupo de pesquisa Usos Sociais da Mídia (CNPq).

Mauricio Rebellato, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Televisão e Convergência Digital. Membro do grupo de pesquisa Usos Sociais da Mídia (CNPq).

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Publicado

2021-06-09

Como Citar

Ronsini, V. M., & Rebellato, M. (2021). A formação da identidade de classe de agricultores familiares: uma articulação teórica entre o consumo de mídia e a participação no movimento social de Economia Solidária. Redes, 26. https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.15747

Edição

Seção

Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Regional