Políticas culturais, indicadores e Comunicação Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.15769

Palavras-chave:

Prestação de contas. Gestão pública. Políticas públicas. Comunicação.

Resumo

A proposta do estudo é problematizar a produção e comunicação de informação pública e a configuração de indicadores culturais com vista ao desenvolvimento de instrumentos e novos formatos de disponibilização e interação nas práticas governamentais. O paper procura articular os conceitos de política cultural, indicadores culturais e Comunicação Pública e apresentar uma proposta de modelo interpretativo para a configuração de indicadores culturais a partir de um case study em Portugal. Conclusivamente, o estudo aponta que, através de práticas de Comunicação Pública, os indicadores são (i) reconhecidos enquanto ato comunicacional que (ii) potencializam as ferramentas de transparência e de prestação de contas sobre as práticas dos entes governamentais.

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Biografia do Autor

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa

Professor no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e no Programa de Pós-graduação Comunicação e Indústria Criativa, Universidade Federal do Pampa, Brasil. Pesquisador produtividade em pesquisa – PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Brasil. Investigador colaborador no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - CITCEM, Observatório das Indústrias Criativas (ObCreI.pt), Uporto, Portugal.

Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto, Universidade do Porto

Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. Professora Auxiliar da FLUP, docente nos cursos de Licenciatura em Ciência da Informação, Licenciatura em Ciências da Comunicação, Mestrado em Ciência da Informação, Mestrado em Museologia, Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas, Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas e Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais.

Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva, Universidade do Porto

Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Docente da Licenciatura em Ciência da Informação e do Programa Doutoral Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, de cujas Comissões Científicas é membro. É membro do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória onde coordena o grupo de investigação “Cultura Digital”.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Martins, T. C., Pinto, M. M. G. de A., & Silva, A. M. B. M. da. (2022). Políticas culturais, indicadores e Comunicação Pública. Redes, 26. https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.15769

Edição

Seção

Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Regional