A leitura de poesia e sua escolarização: os livros didáticos e a formação de leitores
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14331Palavras-chave:
gêneros literários, letramento lírico, poesia, livros didáticosResumo
Este artigo apresenta uma análise da abordagem à poesia presente no livro Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (2017), o livro didático mais escolhido e, consequentemente, mais distribuído a partir do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. Objetivando refletir sobre o lugar ocupado pelo letramento lírico nas salas de aula brasileiras, este texto discute as problemáticas que envolvem os estudos dos gêneros literários (principalmente o “lírico”), dos livros didáticos e da formação de leitores. O panorama parcial apresentado não é novo: segue-se, na escola, uma tradição já consolidada na abordagem didática de poesia. Embora seja possível perceber, cada vez mais, um avanço teórico quanto aos temas, esse avanço restringe-se ao espaço acadêmico, não alcançando lugar na escola. Além disso, se os pressupostos teóricos chegam à escola, o que ocorre é uma “colagem” de conceitos e sistematizações que não auxiliam no contato dos alunos com os textos literários. No livro didático analisado, não há, portanto, uma aliança entre teoria e leitura literária que auxilie a formação de um leitor de textos poéticos, principalmente no que se refere à reflexão sobre o gênero “lírico”.Downloads
Referências
BERRIO, Antonio García; CALVO, Javier Huerta. Los géneros literarios:
sistema e historia. 6. ed. Madrid: Cátedra, 2015. 274 p.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 471-473, set./dez. 2004.
BRASIL. Decreto n.º 91.542, de 19 de agosto de 1985. Institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua execução e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, p. 12178, 20 ago. 1985. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-91542-19-agosto-1985-441959-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 9 jul. 2019.
CEREJA, William; VIANNA, Carolina Dias; DAMIEN, Christiane. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. (Vol. 1). 336 p.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Tradução de Maria Adriana C. Cappello. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.
CHOPPIN, Alain. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. Tradução de Maria Helena C. Bastos. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 13, n. 27, p. 9-75, jan./abr. 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2018. 139 p.
DALVI, Maria Amélia. A poesia contemporânea em livros didáticos e a formação de leitores escolarizados: a trapaça institucionalizada. Revista Contexto, Vitória, n. 20, jul./dez. 2011, p. 183-217.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. 165 p. p. 67-97.
FNDE. Dados estatísticos. Programas do livro. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos. Acesso em: 8 jun. 2019.
FRYE, Northrop. Anatomia da crítica: quatro ensaios. Tradução de Marcus De Martini. São Paulo: É Realizações, 2014. 584 p.
GENETTE, Gérard. Introdução ao Arquitexto. Tradução de Cabral Martins. Organização de Maria Alzira Seixo. Lisboa: Vega, 1986. (Coleção Vega Universidade). 109 p.
PERRONE-MOISÉS, L. Literatura para todos. Literatura e Sociedade, São Paulo, v. 11, n. 9, p. 16-29, 2006.
PILATI, Alexandre. Poesia na sala de aula: subsídios para pensar o lugar e a função da literatura em ambientes de ensino. 3. ed. Campinas: Pontes Editores, 2018. 119 p.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2018. 152 p.
RAMALHO, Christina Bielinski. A poesia é o mundo sendo: o poema na sala de aula. Revista da Anpoll, Florianópolis, n. 36, p. 330-370, jan./jun. 2014.
SEGABINAZI, Daniela Maria. Literatura nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental e médio? In: FRANCELINO, Pedro Farias; SEGABINAZI, Daniela Maria (Orgs.). Língua, literatura e ensino: concepções, diálogos e convergências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. 235 p. p. 13-40.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. 2. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. 96 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.