A leitura de poesia e sua escolarização: os livros didáticos e a formação de leitores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14331

Palabras clave:

gêneros literários, letramento lírico, poesia, livros didáticos

Resumen

Este artigo apresenta uma análise da abordagem à poesia presente no livro Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (2017), o livro didático mais escolhido e, consequentemente, mais distribuído a partir do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. Objetivando refletir sobre o lugar ocupado pelo letramento lírico nas salas de aula brasileiras, este texto discute as problemáticas que envolvem os estudos dos gêneros literários (principalmente o “lírico”), dos livros didáticos e da formação de leitores. O panorama parcial apresentado não é novo: segue-se, na escola, uma tradição já consolidada na abordagem didática de poesia. Embora seja possível perceber, cada vez mais, um avanço teórico quanto aos temas, esse avanço restringe-se ao espaço acadêmico, não alcançando lugar na escola. Além disso, se os pressupostos teóricos chegam à escola, o que ocorre é uma “colagem” de conceitos e sistematizações que não auxiliam no contato dos alunos com os textos literários. No livro didático analisado, não há, portanto, uma aliança entre teoria e leitura literária que auxilie a formação de um leitor de textos poéticos, principalmente no que se refere à reflexão sobre o gênero “lírico”.

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Biografía del autor/a

Caroline Dambrozio Guerra, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada no curso de Licenciatura em Letras – Português pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e aluna do curso de Mestrado em Letras, na área de Estudos Literários, na mesma instituição.

Marcus De Martini, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor-adjunto na mesma instituição.

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Publicado

2020-01-06

Cómo citar

Dambrozio Guerra, C., & De Martini, M. (2020). A leitura de poesia e sua escolarização: os livros didáticos e a formação de leitores. Signo, 45(82), 76-88. https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14331

Número

Sección

PPGL Unisc: 15 anos de pesquisa em leitura