A leitura de poesia e sua escolarização: os livros didáticos e a formação de leitores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14331

Mots-clés :

gêneros literários, letramento lírico, poesia, livros didáticos

Résumé

Este artigo apresenta uma análise da abordagem à poesia presente no livro Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (2017), o livro didático mais escolhido e, consequentemente, mais distribuído a partir do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. Objetivando refletir sobre o lugar ocupado pelo letramento lírico nas salas de aula brasileiras, este texto discute as problemáticas que envolvem os estudos dos gêneros literários (principalmente o “lírico”), dos livros didáticos e da formação de leitores. O panorama parcial apresentado não é novo: segue-se, na escola, uma tradição já consolidada na abordagem didática de poesia. Embora seja possível perceber, cada vez mais, um avanço teórico quanto aos temas, esse avanço restringe-se ao espaço acadêmico, não alcançando lugar na escola. Além disso, se os pressupostos teóricos chegam à escola, o que ocorre é uma “colagem” de conceitos e sistematizações que não auxiliam no contato dos alunos com os textos literários. No livro didático analisado, não há, portanto, uma aliança entre teoria e leitura literária que auxilie a formação de um leitor de textos poéticos, principalmente no que se refere à reflexão sobre o gênero “lírico”.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Caroline Dambrozio Guerra, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada no curso de Licenciatura em Letras – Português pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e aluna do curso de Mestrado em Letras, na área de Estudos Literários, na mesma instituição.

Marcus De Martini, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor-adjunto na mesma instituição.

Références

BERRIO, Antonio García; CALVO, Javier Huerta. Los géneros literarios:

sistema e historia. 6. ed. Madrid: Cátedra, 2015. 274 p.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 471-473, set./dez. 2004.

BRASIL. Decreto n.º 91.542, de 19 de agosto de 1985. Institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua execução e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, p. 12178, 20 ago. 1985. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-91542-19-agosto-1985-441959-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 9 jul. 2019.

CEREJA, William; VIANNA, Carolina Dias; DAMIEN, Christiane. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. (Vol. 1). 336 p.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Tradução de Maria Adriana C. Cappello. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.

CHOPPIN, Alain. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. Tradução de Maria Helena C. Bastos. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 13, n. 27, p. 9-75, jan./abr. 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2018. 139 p.

DALVI, Maria Amélia. A poesia contemporânea em livros didáticos e a formação de leitores escolarizados: a trapaça institucionalizada. Revista Contexto, Vitória, n. 20, jul./dez. 2011, p. 183-217.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. 165 p. p. 67-97.

FNDE. Dados estatísticos. Programas do livro. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos. Acesso em: 8 jun. 2019.

FRYE, Northrop. Anatomia da crítica: quatro ensaios. Tradução de Marcus De Martini. São Paulo: É Realizações, 2014. 584 p.

GENETTE, Gérard. Introdução ao Arquitexto. Tradução de Cabral Martins. Organização de Maria Alzira Seixo. Lisboa: Vega, 1986. (Coleção Vega Universidade). 109 p.

PERRONE-MOISÉS, L. Literatura para todos. Literatura e Sociedade, São Paulo, v. 11, n. 9, p. 16-29, 2006.

PILATI, Alexandre. Poesia na sala de aula: subsídios para pensar o lugar e a função da literatura em ambientes de ensino. 3. ed. Campinas: Pontes Editores, 2018. 119 p.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2018. 152 p.

RAMALHO, Christina Bielinski. A poesia é o mundo sendo: o poema na sala de aula. Revista da Anpoll, Florianópolis, n. 36, p. 330-370, jan./jun. 2014.

SEGABINAZI, Daniela Maria. Literatura nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental e médio? In: FRANCELINO, Pedro Farias; SEGABINAZI, Daniela Maria (Orgs.). Língua, literatura e ensino: concepções, diálogos e convergências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. 235 p. p. 13-40.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. 2. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. 96 p.

Téléchargements

Publié-e

2020-01-06

Comment citer

Dambrozio Guerra, C., & De Martini, M. (2020). A leitura de poesia e sua escolarização: os livros didáticos e a formação de leitores. Signo, 45(82), 76-88. https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14331

Numéro

Rubrique

PPGL Unisc: 15 anos de pesquisa em leitura