Estudos sistêmico-funcionais no âmbito do Projeto SAL
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v46i86.15905Keywords:
Linguística Sistêmico-Funcional,Abstract
Estudos sistêmico-funcionais no âmbito do Projeto SAL (2018), organizado pelas linguistas Sara Regina Scotta Cabral, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Leila Barbara, da Pontifícia Universidade Católica (SP) inclui investigações que enfocam temas pertencentes aos diferentes níveis de organização da linguagem, desde o estrato da léxico-gramática até o do contexto. Composto por 14 capítulos, aborda o contexto educacional, no âmbito escolar e acadêmico, com análises voltadas ao livro didático, à formação de professores em serviço e pré-serviço, à escrita acadêmica e à tradução. Outros contextos investigados são o literário, o midiático e o político.Downloads
References
REFERÊNCIAS
BAGNO, Marcos. Dramática da Língua Portuguesa: tradição gramatical, mídia e exclusão social. São Paulo: Loyola. 2000.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vozes: Petrópolis, 1996.
CELANI, Maria Antonieta Alba, MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. Representações de professores de inglês como língua estrangeira sobre suas identidades profissionais: uma proposta de reconstrução. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da, BASTOS, Liliana Cabral (Orgs.). Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002. p. 319-338.
FAIRCLOUGH, Norman. Critical Discourse analysis: the critical study of language. London: Longman, 1995.
___. Language and power. London: Longman, 1989.
GIMENEZ, Telma. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: Contribuições da linguística aplicada. In: FREIRE, Maximina Maria; ABRAÃO, Maria Helena Vieira; BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Linguística aplicada e contemporaneidade. São Paulo: Pontes Editores, 2005. p. 183-201.
GRAMSCI, Antonio. Selections from the Prison Notebooks. New York: International Publishers Co., 1971.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Functional diversity in language as seen from a consideration of modality and mood in English. Foundations of Language: International Journal of Language and Philosophy, v. 6, n. 3, p. 322-361, 1970.
___. Notes on transitivity in English: Part 3. Journal of linguistics, v. 4, n. 2, p. 179-215, 1968.
___. Notes on transitivity in English: Part 1. Journal of linguistics, v. 3, n. 1, p. 37-81, 1967a.
___. Notes on transitivity in English: Part 2. Journal of linguistics, v. 3, n. 2, p. 199-244, 1967b.
___. Categories of the theory of grammar. In: WEBSTER, Jonathan James (Org.) On Grammar. Collected works of M. A. K. Halliday, v.1. London/New York: Continuum, 1961 [2002], p. 37-94.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; MATTHIESSEN, Christian Mathias Ingemar Martin. An introduction to functional grammar. 3. ed. London, New York: Arnold, 2004.
HASAN, Ruqaiya. Part B. In HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; HASAN, Ruqaiya. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1985, p. 52–121.
HOUSE, Juliane. Translation quality assessment: a model revisited. Tubingen: Niemeyer, 1997.
JESUS, Silvana Maria de. Estudos sistêmico-funcionais da tradução. Domínios de Lingu@gem. v. 6, n. 1, p. 286-301, 2012.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of the design visual. London: Routledge, 2006.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemony and socialist strategy. London/New York: Verso, 1985.
MATTHIESSEN, Christian Mathias Ingemar Martin. The environments of translation. In: STEINER, Erich YALLOP, Colin. (Orgs.). Exploring translation and multilingual text production: beyond content. Berlin: Mouton de Gruyter, 2001, p. 41-124.
MONTEIRO, José Lemos. A questão do se. In: MONTEIRO, J. L. Pronomes pessoais: subsídios para uma gramática do português do Brasil. Fortaleza: EUFC, 1994
MOTTA-ROTH, Desirée. Competências comunicativas interculturais no ensino de inglês como língua estrangeira. In: MOTTA-ROTH, Desirée.; BARROS, Nina Célia; RICHTER, Marcos. (Orgs.). Linguagem, cultura e sociedade. Santa Maria: PPGL Editores/UFSM, 2006, p. 191-201.
ROSE, David; MARTIN, James Robert. Learning to write, Reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.
VAN DIJK, Teun. Racism and the press. London: Routledge, 1991.
VILLALBA, T Terumi Koto Bonnet; GABARDO, Maristella; MATA, Rodrigo Rodolfo Ruibal. Formación en Español: lengua y cultura – Descripción. Curitiba: Base Editorial LTDA. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing with Signo retain the copyright to their work, licensing it under the Creative Commons Attribution License which allows articles to be re-used and re-distributed without restriction, as long as the original work is correctly cited. Signo is owned by Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul and also hosts the Open Journal System plataform. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)