Memória (do futuro), inteligência artificial e publicidade

70 anos da Volkswagen no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18856

Palabras clave:

Memória, Esquecimento, Inteligência Artificial, Publicidade, Volkswagen

Resumen

Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa em curso no CNPq que tematiza a memória do futuro em textos culturais midiáticos. O objeto empírico é o vídeo publicitário VW 70 anos/ VW Brasil produzido por tecnologias de Inteligência Artificial compreendido como texto cultural midiático propulsor de memórias. Interroga-se sob a forma de questão-problema: qual o papel que a IA desempenha para a construção de memórias e esquecimentos materializados nesse filme publicitário lido como texto cultural e comunicativo? O objetivo é compreender de que maneira os modos de criação proporcionados pela IA para a publicidade da VW constroem a memória e ou formas de esquecimento a serem consumidos midiática, simbólica, afetiva e socialmente. Como fundamento teórico-metodológico consideram-se os conceitos da Teoria Semiótica da Cultura de Tártu-Moscou articulados a estudos do campo teórico da memória e das Ciências Humanas e Sociais. Pesquisa bibliográfica e documental são mobilizadas para a compreensão de certos princípios da IA. Espera-se demonstrar que o filme publicitário constrói memórias tensionadas a apagamentos de caráter ético-político que promovem a instrumentalização do passado e de suas lembranças.

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Biografía del autor/a

Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Bolsista de Produtividade em Pesquisa — nível 2 (CNPq). Doutora em Comunicação e Semiótica. Docente e pesquisadora do PPGCOM-ESPM

Lucila Machado Campiglia, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Mestranda em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM ESPM/SP, arquiteta pela FAU-USP, arquiteta pela FAU-USP.

Jorge Antonio de Moraes Abrão, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pelo ESPM/SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.  Bacharel em Linguística pelo IEL/Unicamp.

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Publicado

2024-01-17

Cómo citar

Nunes, M. R. F., Campiglia, L. M., & Abrão, J. A. de M. (2024). Memória (do futuro), inteligência artificial e publicidade: 70 anos da Volkswagen no Brasil. Signo, 49(94), 158-170. https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18856

Número

Sección

v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias