Memory (of the future), artificial intelligence, and advertising
70 years of Volkswagen in Brazil
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18856Mots-clés :
Memória, Esquecimento, Inteligência Artificial, Publicidade, VolkswagenRésumé
Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa em curso no CNPq que tematiza a memória do futuro em textos culturais midiáticos. O objeto empírico é o vídeo publicitário VW 70 anos/ VW Brasil produzido por tecnologias de Inteligência Artificial compreendido como texto cultural midiático propulsor de memórias. Interroga-se sob a forma de questão-problema: qual o papel que a IA desempenha para a construção de memórias e esquecimentos materializados nesse filme publicitário lido como texto cultural e comunicativo? O objetivo é compreender de que maneira os modos de criação proporcionados pela IA para a publicidade da VW constroem a memória e ou formas de esquecimento a serem consumidos midiática, simbólica, afetiva e socialmente. Como fundamento teórico-metodológico consideram-se os conceitos da Teoria Semiótica da Cultura de Tártu-Moscou articulados a estudos do campo teórico da memória e das Ciências Humanas e Sociais. Pesquisa bibliográfica e documental são mobilizadas para a compreensão de certos princípios da IA. Espera-se demonstrar que o filme publicitário constrói memórias tensionadas a apagamentos de caráter ético-político que promovem a instrumentalização do passado e de suas lembranças.
Téléchargements
Références
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
BEIGELMAN, Giselle. Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
BRAHMA. S.I., 1992. (2 min.), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7QKdS1MxhlE. Acesso em: 16 set. 2023.
BRASIL 70 Volkswagen. Direção de Dulcidio Caldeira. Produção de Egisto Betti. Realização de Almapbbdo. 2013. color. (0:48 min) Disponível em: https://youtu.be/QpC8BsyjEC0?si=EbjSLmnLX4dIiQQK. Acesso em: 16 set. 2023.
CHARTE, David, CHARTE, Francisco, GARCÍA Salvador, JESUS, Maria J.del, HERRERA, Francisco. A practical tutorial on autoencoders for nonlinear feature fusion: Taxonomy, models, software and guidelines. IN: Information Fusion. Ithaca: Cornell University. arXiv:1801.01586v1 [cs.LG], v. 44, p. 78-96, 2018. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1801.01586. Acesso: 27 set. 2023.
COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos: memória social e cultural eletrônica. São Paulo: Perspectiva, 1986.
CONWAY, Ben. Behind Volkswagen’s Deepfake Daughter Duet, LBB Editorial,14 agosto de 2023. Disponível em https://www.lbbonline.com/news/behind-volkswagens-deepfake-daughter-duet Acesso em 27 set. 2023.
COSTA, R. da. A noção de hábito em Espinosa e Peirce. Cognitio: Revista de Filosofia, v. 17, n. 2, p. 221-236, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/31232. Acesso em: 12 set. 2023.
FERREIRA FILHO, R. G. Reflexões teórico-práticas preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta criativa na publicidade. Signos do Consumo, v. 15, n. 1, p. e210976, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210976. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/210976. Acesso em: 12 set. 2023.
GIRARDI Júnior, L. (2018). De mediações em mediações: a questão da tecnicidade em Martín-Barbero. MATRIZes, 12(1), 155-172. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/145645. Acesso em 20 set. 2023.
GOL 335. 2021. (1min 55seg.), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DQEIKfl7VhI. Acesso em: 15 set. 2023.
GONDAR, Jô. Quatro proposições sobre memória social. In: GONDAR, Jô; DODEBEI, Vera (Orgs.). O que é memória social. Rio de Janeiro: Contra Capa. Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.
GOODFELLOW, Ian, BENGIO, Yoshua, COURVILLE, Aaron. Deep Learning Adaptive Computation and Machine Learning. Cambridge: MIT Press, 2016.
KARRA, Tero, LAINE, Samuli, AITTALA Miika, HELLSTEN, Janne, LEHTINEN, Jaakko, AILA, Timo. Analyzing and Improving the Image Quality of StyleGAN. In: Proceedings of the IEEE/CVF conference on computer vision and pattern recognition. Ithaca: Cornell University: arXiv:1912.04958v2 [cs.CV] 23 Mar 2020. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1912.04958.pdf. Acesso em 27 set. 2023.
KAUFMAN, Dora. Desmistificando a inteligência artificial. São Paulo: Autêntica, 2022.
LOTMAN, Iuri. La semiosfera, vol.1. Madrid: Ediciones Cátedra, S.A., 1996.
NIEMEYER, Katharina. O poder da nostalgia. In: SANTA CRUZ, Lúcia; FERRAZ, Talitha. (Org.) Nostalgias e mídia: no caleidoscópio do tempo. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
NUNES, M. R. F. Memória do futuro, explosão, pancronia: a semiótica de Lotman e os estudos da memória e do tempo nas teatralidades juvenis. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, v. 14, n. 4, p. Port. 192-210 / Eng. 184, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/38563. Acesso em 20 set. 2023
PATARANUTAPORN, Pat, DANRY, Valdemar, LEONG, Joanne, PUNPONGSANON, Parinya, NOVY, Dan, MAES, Pattie, SRA, Misha. AI-generated characters for supporting personalized learning and well-being. Nature Machine Intelligence, v. 3, n. 12, 1013-1022 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s42256-021-00417-9 Acesso: 27 set 2023.
ROBIN, Régine. A memória saturada. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.
ROCHA, Rose; HOFF, Tânia. Culturas do consumo, corporalidades e urbanidade como tecidos contemporâneos. In: FREITAS, Ricardo. et al. (Orgs). Corpo e consumo nas cidades. V.2. Curitiba: CRV, 2014.
RUSSELL, Stuart, NORVIG, Peter. Inteligência Artificial. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2013.
SACCHITIELLO, Bárbara. Elis e Volkswagen: como foi feito o comercial que mobilizou as redes sociais? Meio&Mensagem. São Paulo, 05 jul. 2023. Disponível em:https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/elis-regina-volkswagen-comercial. Acesso em: 15 set. 2023.
SAITO, Rita Miuki Shimazaki. O passado que vende o presente: estudo da publicidade que ressuscita os grandes ícones da cultura midiática. 2014. 75 f. TCC (Bacharelado) - Curso de Curso de Comunicação Social, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2014.
SANTAELLA, Lucia. A inteligência artificial é inteligente? São Paulo: Almedina, 2023a.
SANTAELLA, Lucia. Há como deter a invasão do ChatGPT? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2023b.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2011.
TASSELLI, Gustavo. V Diálogos MNEMON: Memória e Mercado - Análise do case Kombi Gerações. São Paulo, 2023. Palestra ministrada no curso de Graduação em Comunicação e Publicidade - Escola Superior de Propaganda e Marketing em 04 set. 2023.
VW70 anos. Realização de Almapbbdo. São Paulo: Boiler Filmes, 2023. (2 min.), color. Disponível em: https://youtu.be/aMl54-kqphE?si=59MBtrEwOmmaZdd9. Acesso em: 15 set. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.