Memória (do futuro), inteligência artificial e publicidade: 70 anos da Volkswagen no Brasil
70 anos da Volkswagen no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18856Palavras-chave:
Memória, Esquecimento, Inteligência Artificial, Publicidade, VolkswagenResumo
Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa em curso no CNPq que tematiza a memória do futuro em textos culturais midiáticos. O objeto empírico é o vídeo publicitário VW 70 anos/ VW Brasil produzido por tecnologias de Inteligência Artificial compreendido como texto cultural midiático propulsor de memórias. Interroga-se sob a forma de questão-problema: qual o papel que a IA desempenha para a construção de memórias e esquecimentos materializados nesse filme publicitário lido como texto cultural e comunicativo? O objetivo é compreender de que maneira os modos de criação proporcionados pela IA para a publicidade da VW constroem a memória e ou formas de esquecimento a serem consumidos midiática, simbólica, afetiva e socialmente. Como fundamento teórico-metodológico consideram-se os conceitos da Teoria Semiótica da Cultura de Tártu-Moscou articulados a estudos do campo teórico da memória e das Ciências Humanas e Sociais. Pesquisa bibliográfica e documental são mobilizadas para a compreensão de certos princípios da IA. Espera-se demonstrar que o filme publicitário constrói memórias tensionadas a apagamentos de caráter ético-político que promovem a instrumentalização do passado e de suas lembranças.
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