Reflexão e Ação

Revista do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Reflexão e Ação é B1 no Qualis-Educação/CAPES e A2 no Qualis-Ensino/CAPES.


Publicação quadrimestral do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UNISC, comprometida com a discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Em sua função de divulgar a produção científica da área da educação e afins, que em seu conjunto constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica, conta com a contribuição de educadores e pesquisadores ligados a instituições de expressão nacional e internacional.

Desde sua origem, em 1992, a linha editorial da revista tem sido expressão das mediações educativas do Departamento de Educação da UNISC, através do foco nos temas da formação de professores e educação popular. Na medida em que se ampliaram as ações de educação e pesquisa na universidade, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação, expande-se o universo temático da revista Reflexão e Ação para contemplar as diferentes linhas de pesquisa do Mestrado.

Vinculada à área de ciências humanas e sociais, especificamente à educação, esse periódico visa contribuir para enfatizar o fato de que diante da magnitude dos desafios da área, pensar ainda é uma ação possível e, do mesmo modo, necessária. Disponibilizada em um portal de revistas eletrônicas de acesso livre, esta publicação propõe-se como um canal de visibilidade e reforço aos vínculos criadores e potencializadores de saberes entre as universidades e o conjunto da sociedade.

Atualmente, a revista Reflexão e Ação está indexada nas seguintes bases:
Diretórios
1. DOAJ - www.doaj.org
2. Diadorim - diadorim.ibict.br
3. Crossref - search.crossref.org/
4. Edubase - http://portal.edubase.modalbox.com.br/
5. Índice de Revistas de Educación Superior e Investigatión Educativa - IRESIE - http://iisue/www/seccion/bd_iresie/
6. Latindex - www.latindex.org
7. Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br
Base de Dados
1. Educ@ - http://educa.fcc.org.br/
2. Sumários.Org - www.sumarios.org
Catálogos
1. Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br
2. LivRe - www.cnen.gov.br
3. Organização de Estados Ibero-americanos - https://www.oei.es
4. Catálogo Coletivo Nacional - http://ccn.ibict.br/busca.jsf
5. Bibliografia Brasileira de Educação – INEP/MEC - http://pergamum.inep.gov.br

Notícias

 

Chamada de artigos para dossiê temático: Educação em saúde no contexto das migrações internacionais contemporâneas

 
O objetivo deste dossiê é apresentar as discussões relativas a migrações, especificamente nas ações relacionadas às questões de educação em saúde. Nesse sentido, entende-se educação em saúde, a partir do proposto pelo Ministério da Saúde do Brasil, como a construção de conhecimentos em saúde com vistas à apropriação pela população, bem como um conjunto de práticas que contribuem para aumentar a autonomia das pessoas com seu cuidado. Ainda, no que diz respeito aos profissionais e aos gestores em saúde, a educação em saúde engloba as práticas resultantes de debates de ações com vistas a alcançar uma atenção à saúde de acordo com as necessidades da população (no caso, a população migrante).  
Publicado: 2019-10-03 Mais...
 

Chamada de artigos para dossiê: Deslocamentos na Educação Contemporânea

 
O campo educacional tem sido atravessado por potentes fragmentos de pensamento: áreas como a filosofia, a sociologia, a história, a antropologia, como também o cinema, a literatura, as artes, têm contribuído para que a marca da pluralidade atravesse, cada vez mais, a educação. Tal condição tem possibilitado que pensar o lugar específico da educação seja algo crescentemente mais plural.
Assim, ao indagarmos sobre os deslocamentos na educação contemporânea, queremos acentuar a produtiva movimentação do pensamento educacional, onde novas questões e problemas tem sido criados e/ou ressignificados, contribuindo para uma fecunda oxigenação do campo.
 
Publicado: 2019-07-16 Mais...
 

Chamada de Artigos: Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais

 
As pesquisas em história da educação têm apresentado significativos exemplos daquilo que alguns autores reconheceram, sobretudo nos últimos quinze anos, como uma diversificação de temas, fontes e métodos.  
Publicado: 2019-04-10 Mais...
 

Revista Reflexão e Ação conquista 1° lugar em edital

 
No primeiro semestres de 2013, a Revista Reflexão e ação foi contemplada com o Edital ANPEd – n º. 01/2013, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd.  
Publicado: 2013-08-29 Mais...
 
Outras notícias...

v. 28, n. 1 (2020)


Capa da revista