Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina


Anais do Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina

Organização:
Éder da Silva Silveira (UNISC)
Sérgio Martinic (Universidad de Aysén/Chile)
Diego Orgel Dal Bosco Almeida (PNPD-Capes/UNISC)
Jaqueline Moll (UFRGS/URI/Observatório do Ensino Médio-RS)
Marcelly Machado Cruz (USP)
Rafael de Brito Viana (UNISC)
Falconiere Leone Bezerra de Oliveira (UNISC)


v. 1, n. 1 (2021)

Sumário

Apresentação

Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina: aproximando temas e propondo diálogos em contextos de reformas curriculares PDF
Éder da Silva Silveira, Sergio Martinic, Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Jaqueline Moll, Cheron Zanini Moretti, Marcelly Machado Cruz, Rafael de Brito Vianna, Falconiere Leone Bezerra de Oliveira

Artigos

VOCÊ, O ENSINO MÉDIO E A ERA DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: IFSC – BRASIL PDF
Adriana Regina Vettorazzi Schmitt, Jacinta Lúcia Rizzi Marcom
CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES ACERCA DA CONDUTA EM SITUAÇÃO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PDF
Delfânia Pimenta da Silva Machado, Simone Sampaio da Costa, Anselmo Cordeiro de Souza
A ATUAÇÃO DO NDB NO ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CONCÓRDIA PDF
Alessandra Nitschke, Reginaldo Leandro Plácido
A INVISIBILIDADE DA EJA NA BNCC: REPRODUÇÃO DA ESTRUTURA SOCIAL EXCLUDENTE PDF
Céuli Mariano Jorge, Sandra Regina de Oliveira Garcia
A JUVENTUDE RESISTE: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DAS OCUPAÇÕES DE 2016 PDF
Falconiere Leone Bezerra de Oliveira
O ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: O QUE NOS DIZ ESSE CURRÍCULO? PDF
Flávia Gonçalves da Silva
PESQUISAS SOBRE PERMANÊNCIA, ÊXITO E EVASÃO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO: BALANÇO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2008-2019) PDF
Gislaine Cristhiane Berri de Sousa, Márcia de Souza Hobold
A RECONDUÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL PDF
Guilherme Antunes Leite, Alessandro de Melo
O PROJETO PEDAGÓGICO DA BURGUESIA INDUSTRIAL BRASILEIRA: DELINEAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE PDF
Guilherme Antunes Leite, Alessandro de Melo
CURRÍCULO ESCOLAR, FORMAÇÃO HUMANA E EXPERIÊNCIAS DE TEMPORALIDADE: AFUNILAMENTOS DA BNCC-EM PDF
Hilda Regina Pereira Menezes Olea, Livio dos Santos Wogel
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL E O FUTURO DA SOCIOLOGIA NOS CURRÍCULOS PDF
Humberto Rodrigues Lima
ENSINO MÉDIO NO CAMPO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: MATERIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CAMPESINA OU PROMESSA FRACASSADA DE UMA POLÍTICA PÚBLICA? PDF
Inaiara Alves Rolim, Elis Cristina Fiamengue
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL PDF
Iranice Aníbal de Lima, Ana Cristina Guedes de Araújo
LOS MANUALES DE PLE DESTINADOS AL PÚBLICO ADOLESCENTE: ACTIVIDADES DE LENGUAJE Y PRÁCTICAS SOCIALES PDF
Maria Cecília Postiglione Villagra
O BUEN VIVIR FRENTE A AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA PARA A EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DO EQUADOR E DA BOLÍVIA PDF
Micaela Balsamo de Mello, Catarina Cerqueira de Freitas Santos, Rodrigo da Silva Pereira
FORMAÇÃO HUMANA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO AMAPÁ: CONCEPÇÃO VERSUS PRÁTICA SUBJACENTE PDF
José Almir Viana Nunes, Maria de Lourdes Sanches Vulcão, Norma-Iracema de Barros Ferreira
ENTRE A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E A DISCIPLINARIZAÇÃO DE CORPOS: APONTAMENTOS INICIAIS ENTRE PIERRE BOURDIEU E MICHEL FOUCAULT PDF
Ketlin Braatz, Patricia Raasch, Rodrigo Díaz de Vivar y Soler
ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: ESTUDO DE CASO NA EEM LUIZA BEZERRA DE FARIAS – TURURU - CE PDF
Romão Francisco de Oliveira Barros
ENSINO MÉDIO E OS NOVOS CENÁRIOS A PARTIR DA REFORMA PDF
Shirlei de Souza Corrêa
ENSINO MÉDIO E INOVAÇÃO CURRICULAR: CONSIDERAÇÕES PARA PENSAR A ESCOLARIZAÇÃO JUVENIL PDF
Shirley Sheila Cardoso, Luthiane Miszak Valença de Oliveira
REFORMAS E CONTRARREFORA: A BNCC E AS MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO PDF
Bárbara Macedo, Angela Maria de Paz Molinari, Daniela de Souza Oliveira
O NOVO ENSINO MÉDIO E A POLÍTICA DO TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ PDF
Elaine do Socorro Lima da Silva, Rosa do Socorro Gomes Vale, Francineide da Costa Sousa
A FORMAÇÃO HUMANIZADORA ATRAVÉS DA LEITURA: UMA PROPOSIÇÃO DE ABORDAGEM TRANSVERSAL PARA O ENSINO MÉDIO PDF
Elisângela Bertolotti, Ana Paula Teixeira Porto
EDUCAÇÃO NO EXTREMO NORTE DO BRASIL: VERSO E REVERSO DA ADESÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO AMAPÁ À POLÍTICA NACIONAL DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL PDF
Kátia de Nazaré Santos Fonsêca, Darllen Almeida da Silva, Norma-Iracema de Barros Ferreira
A ATUAÇÃO DA POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO DE CASO PDF
Thaiane da Silva Davila
A ATUAÇÃO DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONTRADIÇÕES E DISPUTAS PDF
Rafael de Brito Vianna
A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR NO RIO DE JANEIRO : O DILEMA ENTRE AS NOVAS PROPOSTAS E OS ANTIGOS PROBLEMAS PDF
Raquel Ferreira Rangel Gomes
IMERSÃO À LÍNGUA INGLESA ASSOCIADA À PERSPECTIVA MULTICULTURAL: PROPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO PDF
Hellen Boton Gandin, Ana Paula Teixeira Porto
TEMPOEMAS – GOLPES POÉTICOS NA DITADURA MILITAR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PRODUTO EDUCACIONAL INTERDISCIPLINAR NA EPT PDF
Henrique Pitt, Reginaldo Leandro Plácido
MANUAIS ESCOLARES SECUNDARISTAS AFRICANOS E AS NARRATIVAS DE SUA HISTÓRIA: TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA PDF
Isléia Rossler Streit
FORMAÇÃO DO LEITOR NA ERA DIGITAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SUA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO PDF
Bibiana Zanella Pertuzzati, Ana Paula Teixeira Porto
PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E AS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E SUPERAÇÕES NO IFSC EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Jacinta Lúcia Rizzi Marcom, Adriana Regina Vettorazzi Schmitt
CAPACITAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAS PDF
João Eduardo Lamim, Marilei Schackow Moares, Ana Cristina Rodrigues Bernardes
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO ENSINO MÉDIO PDF
Marly Krüger de Pesce, Jane Mery Richter Voigt
DIREÇÃO ÉTICO-POLITICA DO NOVO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL PDF
Barbara Bueno de Castro Silva, Carlos Soares Barbosa
AS COMPETÊNCIAS DEFINIDAS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DO BRASIL, CHILE E ARGENTINA PDF
Rebeca Amorim, Cássia Ferri
EMITI EM SANTA CATARINA E A FORMAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: SIGNIFICAÇÕES CONSTITUÍDAS POR PROFESSORES PDF
Daniel de Souza França, Leiri Aparecida Ratti, Jane Mery Richter Voigt
O DESAFIO DE UMA ESCOLA INTEGRAL, INTEGRADA E INTEGRADORA PDF
Diego dos Santos Verri
NARRATIVAS DE PROYECTO DE VIDA DE ESTUDIANTES COMO PUENTE DE FORMACIÓN INTEGRAL ENTRE LA EDUCACIÓN ESCOLAR Y LA UNIVERSITARIA PDF
Sonia Brito Rodríguez, Lorena Basualto Porra
A NECESSIDADE DE PROMOVER A LITERACIA DIGITAL DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PDF
Caroline Vieira Neves, Edilson Pontarolo
CONSTRUINDO A IDENTIDADE ATRAVÉS DA LITERATURA LATINO-AMERICANA: PRÁTICAS E REFLEXÕES NAS AULAS DE E/LA DO ENSINO MÉDIO PDF
Danusa Fernanda de Oliveira Schmidt
EDUCAÇÃO E TRABALHO: SENTIDOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO CURSO SUBSEQUENTE EM SEGURANÇA DO TRABALHO SOBRE SUA FORMAÇÃO (IFMA – CAMPUS BURITICUPU) PDF
Davi Araújo Alves Pereira
PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PDF
Dhuan Luiz Xavier, Shirlei de Souza Corrêa
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO À DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Gean Breda Queiros
CONTEXTO PANDÊMICO E O DESAFIO DO ENSINO DE FILOSOFIA PDF
Gisele Rose da Silva
GAROTA NA TI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PDF
Suzy Kamylla de Oliveira Menezes, Elane Cristina Duarte da Silva, Mario Diego Ferreira dos Santos
CONCEPCIONES DE LOS PROFESORES UNIVERSITARIOS DE MATEMÁTICAS SOBRE LA IMPLEMENTACIÓN DE LOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PDF
Jakeline Amparo Villota Enríquez, María Teresa González Astudillo
A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ: ANÁLISE DO ESTUDO E PLANEJAMENTO (2019-2020) PDF
Laís Zago, Renata Peres Barbosa
O ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL E A ORIENTAÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DOS JOVENS NO BRASIL PDF
Matheus Ivan da Silva Chagas, Andréa Giordanna Araujo da Silva
CULTURA E EDUCAÇÃO: QUAL O PAPEL DO ESPAÇO ESCOLAR FRENTE A VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS EM TEMPOS DE AFASTAMENTO SOCIAL? PDF
Natalia Moraes Castanho, Carolina Martins Souza, Marcela Corrêa Tinti
ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: AS IMPLICAÇÕES DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO NA ESCOLA PÚBLICA PDF
Ana Lucia Malta Soares, Aldilene do Nascimento Alves, Andréa Giordanna Araújo da Silva
NARRATIVAS SOBRE A ATUAÇÃO DA POLÍTICA DE FOMENTO À IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL NO RIO GRANDE DO SUL PDF
Daniele Thayná Kopp, Éder da Silva Silveira
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DO ENSINO MÉDIO PELAS NOTÍCIAS DO CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO (CONSED) PDF
Wendy Nelly dos Santos Chaves, Renata Peres Barbosa