Notícias

Chamada para o dossiê: “Migrações contemporâneas: desafios para os territórios e para os direitos humanos”

2021-11-09

A revista REDES,  do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (ISSN 1982-6745), seleciona artigos originais para compor o  Dossiê “Migrações contemporâneas: desafios para os territórios e para os direitos humanos”.  A REDES recebe trabalhos inéditos em português, espanhol, inglês e francês. Os textos selecionados em outros idiomas devem enviar para publicação igualmente uma versão em inglês. Os processos de migração estão no centro das discussões atuais sobre a mobilidade humana e seus desafios na transformação dos territórios. A natureza desses fluxos questiona não apenas o domínio territorial do Estado, mas também as abordagens acadêmicas tradicionais. Sua complexidade inerente exige abordagens interdisciplinares e visões plurais que façam um olhar crítico sobre sua constituição, causalidade e perspectivas como fenômeno.   Nesse sentido, este Dossiê é organizado coletivamente por pesquisadores internacionais (Brasil, Canadá, México e Turquia) e de distintas áreas do conhecimento (Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional, História e Sociologia). Nós encorajamos acadêmicos de todo o mundo a se juntar a este projeto e fornecer sua contribuição acadêmica para o estudo das migrações. Assim, a REDES espera obras originais que abordem os principais fluxos migratórios internacionais contemporâneos  nos cinco continentes. Além disso, acreditamos que esses estudos temáticos devam ser orientados por uma ou mais das seguintes linhas:

1) A relação entre as identidades histórico-culturais dos territórios e as identidades dos migrantes;

2) O Estado e a gestão do território em caso de imigração;

3) Organização do espaço territorial e reivindicações de direitos humanos dos migrantes;

4) O papel das ONGs e da sociedade civil em contextos de imigração;

5) Regulamentações internacionais sobre os direitos dos migrantes;

6) A inserção socioeconômica dos migrantes nos novos territórios.

Os textos podem ser enviados até o dia 22 de fevereiro de 2022, de acordo com as diretrizes para os autores. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/submissions#authorGuidelines

 

Editores

Prof. Dr. Bruno Mendelski (UNISC - Brazil),

Prof. Dra. Grazielle Brandt (UNISC - Brazil)

Prof. Dr. Yunus Kaya (Istanbul University - Turkey)

Prof. Dr. Cezar Miranda (Universidad Autónoma Chapingo - Mexico)

Prof. Dr. Camil Girard (UQAC - Canada)

Saiba mais sobre Chamada para o dossiê: “Migrações contemporâneas: desafios para os territórios e para os direitos humanos”

Edição Atual

v. 26 (2021)
					Visualizar v. 26 (2021)
Publicado: 2021-01-15

Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Regional

Artigos

Ver Todas as Edições

Missão da Revista Redes
A revista REDES tem como missão ser um veículo de divulgação e difusão da produção científica interdisciplinar no campo dos estudos em desenvolvimento e planejamento regional.

Apresentação
A primeira edição da Revista REDES ocorreu em julho de 1996. A partir de 2007 ela passou a ser editorada em formato eletrônico, hospedada no Portal de Periódicos Online da Universidade de Santa Cruz do Sul, https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/index, e vinculada ao SEER Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas do IBICT, http://www.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/sistema-eletronico-de-editoracao-de-revistas-seer. Seguindo a política oficial de editoração de revistas acadêmicas no país, filiadas à estratégia internacional de fomento do acesso livre ao conhecimento, disponibiliza seus resumos e textos de forma integral aos leitores.

A Redes recebe artigos de caráter teórico e empírico que abordem os processos de desenvolvimento regional através de reflexões e análises sobre seus diferentes aspectos e dimensões, como a compreensão da dinâmica territorial, considerando as diferentes escalas de ação e de análise dos processos socioespaciais, a diversidade histórico-cultural do território, as estratégias e os instrumentos de gestão e de planejamento territorial, nas distintas dimensões de sustentabilidade envolvidas; o estudo das capacidades institucionais em seus vários níveis, de tomar iniciativa, mediar e regular processos de gestão do território; a análise dos conflitos, tensões e produção de consensos entre poder público e agentes sociais; e análise da atividade produtiva regional com destaque para agentes e organizações sociais e econômicas, formas de cooperação e conflitos, configurados em distintos modos de organização da produção e do mercado, entre outros.

Os manuscritos devem ser inéditos e sobre temas relativos ao campo dos estudos sobre desenvolvimento regional, oriundos das ciências sociais e humanas, notadamente do planejamento urbano e regional, geografia, economia, sociologia, ciência política, comunicação social, direito, história, serviço social e turismo, entre outras áreas disciplinares, desde que abordem de modo central a temática do desenvolvimento regional.

Em 2017, foi lançada a versão digital das edições impressas que compuseram os primeiros dez anos (1996 a 2006) da revista Redes, num total de 33 edições agora disponíveis para acesso livre por meio da plataforma SEER.

Diretórios

Atualmente, a revista Redes está indexada nas seguintes bases:
1. DOAJ - www.doaj.org
2. Diadorim - diadorim.ibict.br
3. Crossref - search.crossref.org/
4. Latindex - www.latindex.org
5. GeoDados - geodados-pg.utfpr.edu.br/index.php
6. ERIH PLUS - dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/
7. Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/
8. Directory of Research Journals Indexing - http://olddrji.lbp.world/Default.aspx/
9. CiteFactor - http://www.citefactor.org/
10. REDIB - https://www.redib.org/
11. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades : CLASE - http://clase.unam.mx/
Base de Dados
1. Redalyc.org - www.redalyc.org/revista.oa?id=5520
2. Sumários.Org - www.sumarios.org
3. Dialnet - https://dialnet.unirioja.es/
4. EBSCO - https://www.ebsco.com/
Catálogos
1. Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br
2. LivRe - www.cnen.gov.br
Rede de Colaboração
1. LatinREV - www.flacso.org.ar/latinrev/