Redes

A REDES - Revista do Desenvolvimento Regional é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS/Brasil. Organizada e editada pelo Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Regional – CEPEDER, sua linha editorial tem como objetivo a difusão do conhecimento sobre os processos de desenvolvimento social, econômico, cultural, político-institucional e tecnológico que configuram o espaço regional.


Imagem para capa da revista

Missão da Revista Redes
A revista REDES tem como missão ser um veículo de divulgação e difusão da produção científica interdisciplinar no campo dos estudos em desenvolvimento e planejamento regional.

Apresentação
A primeira edição da Revista REDES ocorreu em julho de 1996. A partir de 2007 ela passou a ser editorada em formato eletrônico, hospedada no Portal de Periódicos Online da Universidade de Santa Cruz do Sul, https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/index, e vinculada ao SEER Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas do IBICT, http://www.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/sistema-eletronico-de-editoracao-de-revistas-seer. Seguindo a política oficial de editoração de revistas acadêmicas no país, filiadas à estratégia internacional de fomento do acesso livre ao conhecimento, disponibiliza seus resumos e textos de forma integral aos leitores.

A Redes recebe artigos de caráter teórico e empírico que abordem os processos de desenvolvimento regional através de reflexões e análises sobre seus diferentes aspectos e dimensões, como a compreensão da dinâmica territorial, considerando as diferentes escalas de ação e de análise dos processos socioespaciais, a diversidade histórico-cultural do território, as estratégias e os instrumentos de gestão e de planejamento territorial, nas distintas dimensões de sustentabilidade envolvidas; o estudo das capacidades institucionais em seus vários níveis, de tomar iniciativa, mediar e regular processos de gestão do território; a análise dos conflitos, tensões e produção de consensos entre poder público e agentes sociais; e análise da atividade produtiva regional com destaque para agentes e organizações sociais e econômicas, formas de cooperação e conflitos, configurados em distintos modos de organização da produção e do mercado, entre outros.

Os manuscritos devem ser inéditos e sobre temas relativos ao campo dos estudos sobre desenvolvimento regional, oriundos das ciências sociais e humanas, notadamente do planejamento urbano e regional, geografia, economia, sociologia, ciência política, comunicação social, direito, história, serviço social e turismo, entre outras áreas disciplinares, desde que abordem de modo central a temática do desenvolvimento regional.

Em 2017, foi lançada a versão digital das edições impressas que compuseram os primeiros dez anos (1996 a 2006) da revista Redes, num total de 33 edições agora disponíveis para acesso livre por meio da plataforma SEER.

Atualmente, a revista Redes está indexada nas seguintes bases:
Diretórios
1. DOAJ - www.doaj.org
2. Diadorim - diadorim.ibict.br
3. Crossref - search.crossref.org/
4. Latindex - www.latindex.org
5. GeoDados - geodados-pg.utfpr.edu.br/index.php
6. ERIH PLUS - dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/
7. Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/
8. Directory of Research Journals Indexing - http://olddrji.lbp.world/Default.aspx/
9. CiteFactor - http://www.citefactor.org/
10. REDIB - https://www.redib.org/
11. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades : CLASE - http://clase.unam.mx/
Base de Dados
1. Redalyc.org - www.redalyc.org/revista.oa?id=5520
2. Sumários.Org - www.sumarios.org
3. Dialnet - https://dialnet.unirioja.es/
4. EBSCO - https://www.ebsco.com/
Catálogos
1. Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br
2. LivRe - www.cnen.gov.br
Rede de Colaboração
1. LatinREV - www.flacso.org.ar/latinrev/

Notícias

 

Nova política editorial da revista Redes - UNISC

 
Prezados(as) Integrantes do Conselho Editorial, Avaliadores e Autores da Revista Redes!

Em 2021 a Revista REDES, do PPGDR-UNISC, estará completando 25 anos de existência ininterrupta divulgando e disseminando a produção interdisciplinar sobre as temáticas atinentes ao campo do desenvolvimento e planejamento regional, e promovendo o seu debate através de contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A trajetória da revista tem buscado promover ações permanentes que visem sua qualificação e ampliação de sua difusão.

Renovando esse compromisso e missão da REDES, o Conselho Editorial da revista aprovou alterações em sua política editorial visando justamente aperfeiçoar a comunicação, a disseminação e o debate sobre o conhecimento divulgado pela revista, e buscando amplificar sua inserção e visibilidade junto à comunidade científica internacional.

Nesse sentido, a partir de janeiro de 2021 a Redes será publicada em um único volume anual, com publicações em fluxo contínuo à medida que os manuscritos cumprirem todas as etapas do processo de submissão. Os artigos serão organizados por dossiê ou número temático bem como artigos livres sobre temas relacionados ao Desenvolvimento Regional até o limite anual de 60 artigos.

Os artigos aprovados para publicação serão disponibilizados para os leitores no idioma original e em sua respectiva versão em inglês, sendo essa de responsabilidade dos autores, bem como uma condição para publicação. Para o caso de submissões realizadas em língua inglesa, o artigo aprovado será publicado apenas neste idioma.

Convidamos todos a visitar o site da REDES e a submeter seus artigos. https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/index

Atenciosamente,

Rogério Silveira e Erica Karnopp (Editores)
 
Publicado: 2020-07-23 Mais...
 

Chamada para dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Regional - Vol 26 n.1/2020

 
Chamada para dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Regional

A revista Redes está com chamada aberta para o dossiê temático da primeira edição de 2021 (v. 26, n. 1) que versa sobre Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Regional. O dossiê será composto de artigos científicos com resultados de pesquisa e de reflexões teóricas ou metodológicas, cujo foco e escopo referem-se aos processos comunicacionais e culturais no âmbito do Desenvolvimento Regional e Territorial. O interesse editorial priorizará textos com contribuições teóricas e metodológicas com vigor para fazer avançar a teoria e a prática da pesquisa interdisciplinar em Desenvolvimento. Tem-se como marco a emergência da comunicação midiática impactada pelas tecnologias digitais e a expansão e centralidade da cultura, ambos fenômenos arregimentados pela globalização e motores da mesma. De outrossim, no horizonte, a potência da comunicação e da cultura para o desenvolvimento multidimensional e inclusivo com o qual a pesquisa acadêmica busca contribuir.

Entre as temáticas sugeridas, estão as políticas culturais e políticas de comunicação; a economia política da mídia; as indústrias culturais e as criativas; as tecnologias de informação e comunicação; a nova mídia no aspecto do seu potencial inclusivo e transformador, assim como relacionada às exclusões e manipulações; a democracia digital; a comunicação participativa, alternativa ou independente; a mídia regional; as identidades culturais, regionais e territoriais; as representações sociais em torno das questões do desenvolvimento; as manifestações culturais dos povos e comunidades tradicionais e das populações urbanas e rurais; os fenômenos relacionados ao hibridismo cultural; o enfoque cultural e simbólicos das migrações.

Os editores do dossiê são @s professor@s:
Ângela Cristina Trevisan Felippi e Grazielle Betina Brandt - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul.
Gustavo Cimadevilla – Doctorado en Ciencias Sociales - Universidad Nacional de Río Cuarto, Argentina.
Alex Pízzio da Silva – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Universidade Federal do Tocantins.

A edição geral da revista Redes é de Rogério Leandro Lima da Silveira e Érica Karnopp – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul.


Os artigos podem ser submetidos no sistema da revista (https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/submissions#onlineSubmissions) até dia 30 de agosto de 2020, obedecendo as Diretrizes para Autores (https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/submissions#onlineSubmissions), e serão submetidos à avaliação cega pelos pares, seguindo as Políticas da revista, disponíveis no site da Redes.

Em caso de aprovação do artigo para publicação na REDES, os autores se comprometem a enviar uma versão do texto em inglês em até 30 dias após a data do comunicado do aceite, com identificação do profissional responsável pela elaboração da versão do texto em inglês. Os autores estão cientes que, caso a versão em inglês não seja enviada, o artigo não será publicado.
 
Publicado: 2020-06-15 Mais...
 
Outras notícias...

v. 25, n. 2 (2020)


Capa da revista